Mudanças estratégicas da Accor Hotels do Brasil Outros Idiomas

ID:
525
Resumo:
O objetivo deste artigo é entender as mudanças estratégicas que a Accor Hotels do Brasil enfrentou ao longo do período 1974-2006. O arcabouço teórico do estudo está baseado na abordagem do processo da estratégia. Com base nas perspectivas de diretores e executivos que desempenharam papéis importantes na administração estratégica da companhia durante o período mencionado, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. O principal método utilizado para coletar dados foi a entrevista semiestruturada. Três mudanças estratégicas foram identificadas. A primeira está relacionada com a introdução do conceito de flat na indústria hoteleira do país. A segunda mudança ocorreu quando a companhia decidiu elevar o número de seus hotéis econômicos. Com a terceira mudança, a companhia tornou-se uma administradora hoteleira. Ao longo do período estudado, a cadeia hoteleira inovou mediante: (i) a introdução de novas marcas no mercado brasileiro; (ii) a adaptação de seus produtos, os quais foram inicialmente lançados na Europa; (iii) e por meio da adoção de algumas práticas administrativas associadas ao conceito de condotel. Os resultados obtidos contrastam com alguns estudos empíricos que foram importantes para o desenvolvimento da pesquisa em processo de estratégia. Primeiro, foi observado que os diretores da firma foram capazes de superar a resistência psicológica à mudança, quando conceberam as soluções que tornaram possível a continuidade da estratégia de crescimento. Segundo, a firma realizou mudanças substanciais, mesmo quando sua situação econômico-financeira era desfavorável. Nesse âmbito, este artigo contribui com o campo de estratégia, ao analisar e descrever como mudanças estratégicas de uma cadeia hoteleira brasileira ocorreram no tempo e no espaço (contexto).

Citação ABNT:
LEITE, Y. V. P.; LUCENA, E. A. Mudanças estratégicas da Accor Hotels do Brasil. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 6, n. 2, art. 5, p. 152-168, 2009.
Citação APA:
Leite, Y. V. P., & Lucena, E. A. (2009). Mudanças estratégicas da Accor Hotels do Brasil. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 6(2), 152-168.
DOI:
10.4013/base.2009.62.05
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/525/mudancas-estrategicas-da-accor-hotels-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português