Integração Externa e Capacidade de Inovação Organizacional Moderada pelo Nível de Confiança Outros Idiomas

ID:
52518
Resumo:
A integração da cadeia de suprimentos (ICS) possibilita vantagem competitiva no que diz respeito ao desempenho operacional. Isso já está consolidado na literatura. A lacuna existente está relacioanada com a ICS e a capacidade de inovação das organizações, pois de acordo com vários autores, ainda não há dados suficientes que comprovem essa relação. Este estudo tem como objetivo identificar se integração de clientes e fornecedores influenciam a capacidade de inovação organizacional. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva com método quantitativo, utilizando-se de dados primários provindos de um survey . Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line , com 20 questões, contendo dimensões sobre envolvimento de clientes e fornecedores no processo de desenvolvimento de produto, confiança e capacidade de inovação. Foram coletados dados de 86 empresas da indústria de transformação de portes variados. Os dados foram analisados por modelagem de equações estruturais com utilização do software SmartPLS. Os resultados indicam que o envolvimento do cliente influencia 0,52 na capacidade de inovação organizacional, porém o envolvimento do fornecedor, bem como a moderação da confiança sobre essas relações não foram significativas. Conclui-se que a integração da cadeia de suprimentos, principalmente com o envolvimento dos clientes, influencia a capacidade de inovação.
Citação ABNT:
GRIPA, S.; CARVALHO, L. C. Integração Externa e Capacidade de Inovação Organizacional Moderada pelo Nível de Confiança . Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 1, p. 85-104, 2019.
Citação APA:
Gripa, S., & Carvalho, L. C. (2019). Integração Externa e Capacidade de Inovação Organizacional Moderada pelo Nível de Confiança . Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 18(1), 85-104.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21529/RECADM.2019004
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52518/integracao-externa-e-capacidade-de-inovacao-organizacional-moderada-pelo-nivel-de-confianca-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português