Consórcio de Exportação como alternativa de pequenas e médias empresas: um estudo de caso na cadeia têxtil Outros Idiomas

ID:
5255
Periódico:
Resumo:
O objetivo central deste estudo é evidenciar a grande importância e utilidade da formação de consórcios de exportação - que é a união de indústrias do mesmo segmento ou complementares para a exportação de seus produtos em conjunto - para empresas brasileiras de pequeno e médio porte, em detrimento da adoção da exportação indireta ou direta como modo de entrada no mercado internacional. Realizou-se, para isso, a revisão bibliográfica sobre Estratégias ou Modos de Entrada em Mercados Internacionais e Consórcios de Exportação (MALHOTRA, 2001). Utilizou-se o método de estudo de caso (YIN, 2001) para analisar a Associação Brasileira do Vestuário (ABRAVEST), entidade que vem se destacando na formação e consolidação de consórcios de exportação na indústria do setor vestuário, com ênfase nos seguintes tópicos: desenvolvimento do programa, compromissos setoriais e metas de exportação, aplicação dos recursos e consórcios em atividade. Como resultado, foi possível verificar que, entre as três opções analisadas no artigo (exportação direta, exportação indireta e consórcios de exportação), a terceira opção foi aceita como a melhor ou mais viável para a internacionalização de empresas de pequeno porte.
Citação ABNT:
LIMA, G. B.; NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; CARVALHO, D. T. Consórcio de Exportação como alternativa de pequenas e médias empresas: um estudo de caso na cadeia têxtil. Revista de Gestão, v. 15, n. 2, p. 1-18, 2008.
Citação APA:
Lima, G. B., Neves, M. F., Castro, L. T., & Carvalho, D. T. (2008). Consórcio de Exportação como alternativa de pequenas e médias empresas: um estudo de caso na cadeia têxtil. Revista de Gestão, 15(2), 1-18.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5255/consorcio-de-exportacao-como-alternativa-de-pequenas-e-medias-empresas--um-estudo-de-caso-na-cadeia-textil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português