Diferentes Tipos de Promoções e seus Impactos sobre o Desempenho da Empresa: Uma Análise por Classes de Renda Outros Idiomas

ID:
52558
Resumo:
Em um ambiente cada vez mais competitivo, a atividade de Trade Marketing assume um papel fundamental na estrutura de gestão de empresas do ramo varejista. Entre as diversas ferramentas de Trade Marketing utilizadas no ponto de venda, destaca-se a promoção de vendas. O conhecimento mais profundo do canal, bem como de seu consumidor, possibilita o melhor planejamento e estruturação de promoções específicas, aumentando a probabilidade de que os resultados obtidos estejam de acordo com os esperados para cada tipo de promoção. Considerando este contexto, o presente artigo objetiva identificar de que maneira as variadas promoções de vendas praticadas em canais pertencentes a diferentes perfis socioeconômicos impactam nos indicadores de desempenho da organização. Para tanto, foram analisados os resultados de 103 lojas de uma grande empresa do ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, segmentados de acordo com perfil de renda (A/B, B/C e C/D) da região onde as lojas se localizavam. As evidências sugeriram papel importante dessa segmentação, uma vez que a resposta de indicadores de desempenho dos pontos de venda variou entre os tipos de promoção e classes de renda. Os resultados apontam que a consideração da restrição financeira dos consumidores é importante para a escolha mais adequada de promoções de vendas, mas também outros fatores devem ser levados em conta, como o período específico de vigência das promoções, os produtos envolvidos, a existência de novos lançamentos, entre outros.
Citação ABNT:
LOMBARDI, ?.; HAMZA, K. M.; NOGAMI, V. K. C. Diferentes Tipos de Promoções e seus Impactos sobre o Desempenho da Empresa: Uma Análise por Classes de Renda. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 7, n. 3, p. 179-199, 2018.
Citação APA:
Lombardi, ?., Hamza, K. M., & Nogami, V. K. C. (2018). Diferentes Tipos de Promoções e seus Impactos sobre o Desempenho da Empresa: Uma Análise por Classes de Renda. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 7(3), 179-199.
DOI:
http://dx.doi.org/10.9771/23172428rigs.v7i3.25737
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52558/diferentes-tipos-de-promocoes-e-seus-impactos-sobre-o-desempenho-da-empresa--uma-analise-por-classes-de-renda/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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