Uma breve comparação entre modelos de participação popular: Orçamento Participativo e Governança Solidária Local na Prefeitura Municipal de Porto Alegre Outros Idiomas

ID:
5256
Periódico:
Resumo:
Neste trabalho foram analisados o Orçamento Participativo e a Governança Solidária Local na atual administração municipal de Porto Alegre, do ponto de vista conceitual e operacional. Destacam-se os aspectos de sua estrutura e funcionamento e da relação entre os dois programas participativos, uma vez que se entende que, em sua origem, são programas relacionados a concepções políticas diferentes, que estão em disputa como instâncias participativas, podendo, inclusive, ser suplantados um pelo outro ao longo da atual administração municipal. Quanto aos resultados deste breve comparativo, é possível dizer que na Governança Solidária Local, que tem por objetivo reunir empresas 'socialmente responsáveis' com recursos em uma determinada região e atender a uma demanda, podem-se criar vantagens comparativas em rapidez, objetividade e agilidade na execução de obras e serviços para os demandantes.
Citação ABNT:
FERRREIRA, C. S.; SANTOS, C. S. D. Uma breve comparação entre modelos de participação popular: Orçamento Participativo e Governança Solidária Local na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Revista de Gestão, v. 15, n. 2, art. 2, p. 19-33, 2008.
Citação APA:
Ferrreira, C. S., & Santos, C. S. D. (2008). Uma breve comparação entre modelos de participação popular: Orçamento Participativo e Governança Solidária Local na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Revista de Gestão, 15(2), 19-33.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5256/uma-breve-comparacao-entre-modelos-de-participacao-popular--orcamento-participativo-e-governanca-solidaria-local-na-prefeitura-municipal-de-porto-alegre/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português