Atitudes dos alunos de Administração com relação à Estatística: um estudo comparativo entre antes e depois de uma disciplina de graduação Outros Idiomas

ID:
5257
Periódico:
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo identificar o perfil atitudinal de alunos do curso de Administração. O perfil foi obtido pela aplicação de um questionário, a escala SATS (Survey of Attitudes Toward Statistics), no início e ao final de uma disciplina de estatística aplicada da FEA-RP/USP. Assim, foi possível caracterizar as atitudes antes e depois do curso e verificar possíveis alterações em decorrência da disciplina. Foram obtidas quatro dimensões, baseadas na escala original, denominadas: afeto, competência cognitiva, valor e dificuldade. Aplicou-se a análise de agrupamentos, obtendo-se três grupos: otimista, intermediário e pessimista. Analisaram-se também as atitudes considerando-se os sexos masculino e feminino e o período em que a disciplina foi ministrada, diurno e noturno, porém não se constataram diferenças elevadas de atitudes entre essas categorias. Houve uma pequena redução dos escores atitudinais nas quatro dimensões em estudo, o que indica que os alunos passaram a ter uma atitude mais desfavorável ao final da disciplina. Comparando-se as atitudes ao desempenho obtido pelos alunos nas provas realizadas no curso, observou-se que os alunos com melhor atitude apresentam melhores notas, ou seja, as atitudes possuem impacto no desempenho do aprendiz. Ademais, observou-se que os alunos consideram os conhecimentos estatísticos relevantes, porém complexos e de difícil aprendizagem.
Citação ABNT:
MANTOVANI, D. M. N.; VIANA, A. B. N. Atitudes dos alunos de Administração com relação à Estatística: um estudo comparativo entre antes e depois de uma disciplina de graduação. Revista de Gestão, v. 15, n. 2, art. 3, p. 35-52, 2008.
Citação APA:
Mantovani, D. M. N., & Viana, A. B. N. (2008). Atitudes dos alunos de Administração com relação à Estatística: um estudo comparativo entre antes e depois de uma disciplina de graduação. Revista de Gestão, 15(2), 35-52.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5257/atitudes-dos-alunos-de-administracao-com-relacao-a-estatistica--um-estudo-comparativo-entre-antes-e-depois-de-uma-disciplina-de-graduacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português