Análise do desempenho do retorno das ações ordinárias de empresas do setor de transporte aéreo dos EUA nos períodos pré e pós-atentado às Torres Gêmeas de 11 de setembro de 2001 Outros Idiomas

ID:
5258
Periódico:
Resumo:
O artigo teve o objetivo de analisar o impacto do evento sistêmico 'Atentado às Torres Gêmeas', ocorrido em 11 de setembro de 2001, no comportamento do retorno das ações ordinárias de 11 empresas do setor de transporte aéreo norte-americano, cinco das quais classificadas como de 'Alto Valor de Mercado' (AVM) e seis como de 'Baixo Valor de Mercado' (BVM). Utilizou-se a técnica de Estudo de Evento para a comparação da diferença na média dos retornos anormais (anteriores e posteriores ao atentado) da totalidade da amostra das empresas BVM e AVM. Os resultados obtidos para as três amostras conduziram à conclusão de que não houve geração de retornos anormais após o evento, mas sim uma redução do retorno. Admitiu-se tal conclusão, considerando-se: que o mercado tende a reagir negativamente à ocorrência de informações que prejudiquem a geração de fluxo de caixa das empresas; que a maioria das empresas do setor não vinha divulgando resultados satisfatórios em suas demonstrações financeiras; a desaceleração da economia dos Estados Unidos na época; o 'estouro da bolha' Nasdaq em maio de 2001, com indícios de redução do nível de atividade e lucro das empresas norte-americanas; e a crescente aversão de países de origem árabe-muçulmana à política norte-americana para assuntos da região do Golfo Pérsico, o que, em contrapartida, gerava maior exposição de patrimônio norte-americano à ocorrência de atentados.
Citação ABNT:
SANTOS, J. O. D.; HOMENKO, A.; GARRE, C.; CIOFFI, P. L. M.; SAYKOVITCH, S. L. Análise do desempenho do retorno das ações ordinárias de empresas do setor de transporte aéreo dos EUA nos períodos pré e pós-atentado às Torres Gêmeas de 11 de setembro de 2001. Revista de Gestão, v. 15, n. 2, p. 53-64, 2008.
Citação APA:
Santos, J. O. D., Homenko, A., Garre, C., Cioffi, P. L. M., & Saykovitch, S. L. (2008). Análise do desempenho do retorno das ações ordinárias de empresas do setor de transporte aéreo dos EUA nos períodos pré e pós-atentado às Torres Gêmeas de 11 de setembro de 2001. Revista de Gestão, 15(2), 53-64.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5258/analise-do-desempenho-do-retorno-das-acoes-ordinarias-de-empresas-do-setor-de-transporte-aereo-dos-eua-nos-periodos-pre-e-pos-atentado-as-torres-gemeas-de-11-de-setembro-de-2001/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português