O Desempenho Organizacional de uma Instituição de Ensino Superior: Uma Análise da Capacidade Absortiva Potencial e da Inovação Outros Idiomas

ID:
52580
Resumo:
A Capacidade Absortiva Potencial é uma variável não observável importante, tendo em vista que define a influência das estruturas cognitivas em um contexto de aprendizagem organizacional. Como se trata de uma temática de estudo muito recente, foi evidente a presença de inúmeras lacunas teóricas com relação ao histórico de publicações referentes a esse tema. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto da Capacidade Absortiva Potencial Percebida na Inovação Percebida e no Desempenho Organizacional Percebido, tendo como foco de análise as percepções dos alunos de Administração acerca da universidade. Para tal, realizou-se uma pesquisa com 150 respondentes mediante uma análise quantitativa utilizando a técnica multivariada de Modelagem de Equações Estruturais em sua abordagem exploratória (PLS-SEM). Como principais achados da pesquisa, notou-se que a Capacidade Absortiva Potencial Percebida impacta positivamente a Inovação Percebida e o Desempenho Organizacional Interno e Externo Percebidos. A Inovação percebida mediou de forma parcial a relação entre a Capacidade Absortiva Potencial Percebida e o Desempenho Organizacional Interno e Externo Percebidos. A sugestão de um framework com integração dos construtos analisados, buscando a Inovação Percebida como variável mediadora da relação entre a Capacidade Absortiva Potencial Percebida e o Desempenho Organizacional Percebido pode ser vista como uma contribuição desse estudo, bem como a validação de uma escala de medida de desempenho organizacional voltada para instituições de ensino superior.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, R. S.; RABÊLO NETO, A.; NASCIMENTO, J. C. H. B.; MELO, R. S. O Desempenho Organizacional de uma Instituição de Ensino Superior: Uma Análise da Capacidade Absortiva Potencial e da Inovação. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 15, n. 4, p. 292-306, 2018.
Citação APA:
Oliveira, R. S., Rabêlo Neto, A., Nascimento, J. C. H. B., & Melo, R. S. (2018). O Desempenho Organizacional de uma Instituição de Ensino Superior: Uma Análise da Capacidade Absortiva Potencial e da Inovação. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 15(4), 292-306.
DOI:
10.4013/base.2018.154.04
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52580/o-desempenho-organizacional-de-uma-instituicao-de-ensino-superior--uma-analise-da-capacidade-absortiva-potencial-e-da-inovacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português