Contexto das finanças comportamentais: anomalias e eficiência do Mercado de Capitais Brasileiro Outros Idiomas

ID:
5259
Periódico:
Resumo:
A análise do panorama contextual ajuda no entendimento da evolução das finanças: Finanças Antigas, de 1930 a 1950, Finanças Modernas, de 1950 a 1990 e Finanças Comportamentais, de 1990 em diante. A teoria e a identificação de reações comportamentais no mercado de capitais são uma contribuição à melhor compreensão deste instrumento de capitalização que é a Bolsa de Valores. Neste trabalho, tem-se o objetivo de entender o ambiente que favoreceu o desenvolvimento das Finanças Comportamentais e verificar anomalias e eficiências no mercado de capitais brasileiro. Para análise do contexto, foi medida a volatilidade do índice Dow Jones nos diferentes períodos em que se desenvolveram as teorias de finanças, bem como a evolução da globalização (correlação) dos principais mercados de capitais do mundo. A fim de qualificar o nível de eficiência do mercado de capitais brasileiro, foram analisados vários artigos científicos e identificado o seu grau de consenso na constatação de anomalias. A conclusão foi de que o ambiente de maior volatilidade e globalização dos mercados favoreceu as sobre-reações, não apoiadas na racionalidade do investidor. Mas os fundamentos das Finanças Modernas não podem ser descartados, pois explicam parte do mercado de capitais brasileiro, que apresenta anomalias, bem como eficiências.
Citação ABNT:
FAMÁ, R.; CIOFFI, P. L. M.; COELHO, P. A. R. Contexto das finanças comportamentais: anomalias e eficiência do Mercado de Capitais Brasileiro. Revista de Gestão, v. 15, n. 2, art. 5, p. 65-78, 2008.
Citação APA:
Famá, R., Cioffi, P. L. M., & Coelho, P. A. R. (2008). Contexto das finanças comportamentais: anomalias e eficiência do Mercado de Capitais Brasileiro. Revista de Gestão, 15(2), 65-78.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5259/contexto-das-financas-comportamentais--anomalias-e-eficiencia-do-mercado-de-capitais-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português