Características Observáveis dos Gestores e a Utilização da Informação Contábil: Um Estudo com Base na Teoria dos Escalões Superiores Outros Idiomas

ID:
52591
Resumo:
O objetivo do artigo é analisar as características observáveis dos gestores, com base na Teoria dos Escalões Superiores (TES), que contribuem para a utilização de informações contábeis em MPEs. Para realizar o estudo, desenvolveu-se e aplicou-se um questionário junto 327 gestores de MPEs de Santa Catarina (Brasil). Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de homogeneidade (HOMALS). Os resultados mostram que gestores com maior nível de escolaridade tendem a utilizar mais as informações da contabilidade financeira e de custos. Além disso, os resultados sugerem um padrão em que depois de certo nível de experiência, os gestores vão deixando de utilizar essas informações. Esta pesquisa pode ser um importante instrumento de consulta e orientação de pesquisadores e autoridades responsáveis pelas políticas públicas para empresas deste porte. Pode auxiliar também os responsáveis pela elaboração das informações bem como os próprios gestores na orientação e escolha de estratégias e ações mais eficazes. A originalidade do estudo concentra-se na pesquisa de características dos gestores e sua relação com uso de informações contábeis.
Citação ABNT:
MENDES, A. C. A.; LUNKES, R. J.; MENEGAZZO, G. D.; SCHNORRENBERGER, D.; LAVARDA, C. E. F. Características Observáveis dos Gestores e a Utilização da Informação Contábil: Um Estudo com Base na Teoria dos Escalões Superiores. Enfoque Reflexão Contábil, v. 38, n. 1, p. 67-84, 2019.
Citação APA:
Mendes, A. C. A., Lunkes, R. J., Menegazzo, G. D., Schnorrenberger, D., & Lavarda, C. E. F. (2019). Características Observáveis dos Gestores e a Utilização da Informação Contábil: Um Estudo com Base na Teoria dos Escalões Superiores. Enfoque Reflexão Contábil, 38(1), 67-84.
DOI:
10.4025/enfoque.v38i1.39192
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52591/caracteristicas-observaveis-dos-gestores-e-a-utilizacao-da-informacao-contabil--um-estudo-com-base-na-teoria-dos-escaloes-superiores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português