Terceirização de serviços de Tecnologia de Informação em organizações brasileiras Outros Idiomas

ID:
5261
Periódico:
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é analisar a terceirização de serviços de Tecnologia de Informação (TI). A pesquisa abrange as organizações de porte médio e grande do setor privado localizadas no Brasil. Utilizou-se uma amostra não probabilística contendo 267 serviços terceirizados, presentes em 71 organizações. Os dados foram coletados por meio de questionário e tratados estatisticamente através de técnicas não paramétricas. A pesquisa representa um estudo descritivo, verificando freqüências e relações entre variáveis que caracterizam a organização, os serviços terceirizados e os arranjos contratuais. A partir de um modelo proposto para análise da terceirização da TI, foi possível identificar quatro grupos distintos de organizações e descrever suas características organizacionais, as razões mais freqüentes para terceirizar, as categorias de serviços mais terceirizadas e os arranjos contratuais mais adotados. Adicionalmente, foram identificadas três possíveis relações de causa e efeito entre as características organizacionais, as categorias de serviços terceirizados e os arranjos contratuais.
Citação ABNT:
PRADO, E. P. V.; TAKAOKA, H. Terceirização de serviços de Tecnologia de Informação em organizações brasileiras. Revista de Gestão, v. 15, n. 2, art. 7, p. 99-112, 2008.
Citação APA:
Prado, E. P. V., & Takaoka, H. (2008). Terceirização de serviços de Tecnologia de Informação em organizações brasileiras. Revista de Gestão, 15(2), 99-112.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5261/terceirizacao-de-servicos-de-tecnologia-de-informacao-em-organizacoes-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português