A Influência de Atividades Extracurriculares no Desenvolvimento de Competências Gerenciais em Grupos de Pesquisa Outros Idiomas

ID:
52613
Resumo:
Este estudo visou identificar relações entre atividades extracurriculares (AE) e domínio de competências gerenciais (CG) em grupos de pesquisa (GP) brasileiros com uso da escala de domínio de CG em GP desenvolvida por Freitas e Odelius (2017), juntamente com questões relativas à contribuição de AE para o desenvolvimento de CG em GP. O questionário eletrônico foi aplicado a 528 participantes e submetido a estatísticas descritivas, análise de correlação Kendall-tau b e teste Kruskal-Wallis. A análise dos dados permitiu inferir que: 1) atuação em grupos de pesquisa, iniciação científica, extensão universitária, estágio, atuação profissional em geral, trabalho voluntário e projeto de consultoria se correlacionam com domínio de CG em todas as suas dimensões; 2) atuação em empresa júnior não se revelou capaz de influenciar significativamente o domínio de CG em GP; e 3) há diferenças significativas no domínio de CG em função do papel exercido no GP, do tipo de instituição, da área do conhecimento, da escolaridade, e do tempo de experiência com pesquisa acadêmica. Ao final, foram apresentadas conclusões, limitações e agenda para pesquisas futuras.
Citação ABNT:
FREITAS, P. F. P.; MONTEZANO, L.; ODELIUS, C. C. A Influência de Atividades Extracurriculares no Desenvolvimento de Competências Gerenciais em Grupos de Pesquisa. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 1, p. 1-25, 2019.
Citação APA:
Freitas, P. F. P., Montezano, L., & Odelius, C. C. (2019). A Influência de Atividades Extracurriculares no Desenvolvimento de Competências Gerenciais em Grupos de Pesquisa. Administração: Ensino e Pesquisa, 20(1), 1-25.
DOI:
10.13058/raep.2019.v20n1.1070
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52613/a-influencia-de-atividades-extracurriculares-no-desenvolvimento-de-competencias-gerenciais-em-grupos-de-pesquisa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português