Notas Sobre o 'Rigor-Relevance Gap' no Contexto do Mestrado Profissional Outros Idiomas

ID:
52616
Resumo:
A falta de sintonia entre a pesquisa acadêmica e as necessidades dos práticos na área de contabilidade e gestão (rigor-relevance gap) é fato conhecido e que vem sendo discutido na academia. O presente ensaio tem por objetivo contribuir para a discussão do papel dos mestrados profissionais na mitigação deste problema (rigor-relevance gap), ao discutir as principais razões para a falta de alinhamento entre a pesquisa acadêmica e a prática profissional, ou seja, a resistência na incorporação da técnica pela cultura e resistência da academia na aceitação de paradigmas de pesquisas alternativos. Propõe a utilização da pesquisa intervencionista como uma metodologia de pesquisa alternativa a ser utilizada pelos mestrados profissionais na solução de problemas práticos e criação de conhecimento, sugerindo que, para que diminuição do rigor-relevance gap, alguns passos precisam ser dados, o que inclui aperfeiçoamento dos critérios de avaliação da CAPES, além da aceitação, por parte da academia, de paradigmas de pesquisas alternativos e ampliação do espaço para a divulgação da produção dos mestrados profissionais.
Citação ABNT:
MENDONÇA NETO, O. R.; VIEIRA, A. M.; OYADOMARI, J. C. T. Notas Sobre o 'Rigor-Relevance Gap' no Contexto do Mestrado Profissional. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 1, p. 1-15, 2019.
Citação APA:
Mendonça Neto, O. R., Vieira, A. M., & Oyadomari, J. C. T. (2019). Notas Sobre o 'Rigor-Relevance Gap' no Contexto do Mestrado Profissional. Administração: Ensino e Pesquisa, 20(1), 1-15.
DOI:
10.13058/raep.2019.v20n1.1213
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52616/notas-sobre-o--rigor-relevance-gap--no-contexto-do-mestrado-profissional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português