Consciência Política e Participação dos Representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória - ES Outros Idiomas

ID:
52646
Periódico:
Resumo:
Neste artigo visa-se compreender como se configuram a consciência política e a participação dos conselheiros titulares e suplentes representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória (ES). A discussão baseia-se no modelo de consciência política para compreensão da participação em ações coletivas, de Sandoval (2001). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados – posteriormente submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2004) – foram obtidos por meio de análise de documentos, observação não participante às plenárias e entrevistas semiestruturadas com 8 conselheiros titulares e suplentes representantes da sociedade civil no Conselho. Os resultados revelaram configurações diferentes de consciência política entre os três segmentos representativos da sociedade civil no conselho: representantes dos usuários demonstraram-se mais propensos a sentimentos envolvendo a identidade coletiva, eficácia política e sentimentos de justiça e injustiça. Representantes de entidades mostraram-se mais ligados a sentimentos de identidade coletiva, interesses antagônicos e adversários e eficácia política. Representantes dos trabalhadores da área demonstraram sentimentos ligados a eficácia política e sentimentos de justiça e injustiça. Conclui-se que diferentes consciências políticas interferem na participação dos representantes: representantes de trabalhadores participam de maneira limitada às plenárias, focando-se mais em comissões temáticas e ONGs. Representantes de usuários participam de maneira mais abrangente de movimentos sociais, associações de bairros e cobram da administração pública ações de interesse social. Representantes de entidades participam de movimentos sociais, de ações em relação ao poder público e de movimentos que envolvem os assistidos pelas entidades.
Citação ABNT:
DAU, A. G.; PALASSI, M. P.; SILVA, M. Z. Consciência Política e Participação dos Representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória - ES. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. 1, p. 199-211, 2019.
Citação APA:
Dau, A. G., Palassi, M. P., & Silva, M. Z. (2019). Consciência Política e Participação dos Representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória - ES. Cadernos EBAPE.BR, 17(1), 199-211.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1679-395169859
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52646/consciencia-politica-e-participacao-dos-representantes-da-sociedade-civil-no-conselho-municipal-de-assistencia-social-de-vitoria---es/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português