O Poder Explicativo do Lucro e do Fluxo de Caixa para o Retorno da Ação: Um Estudo nos Países da América Latina no Período de 2006 a 2016 Outros Idiomas

ID:
52648
Periódico:
Resumo:
O presente trabalho verificou a necessidade de inclusão do fluxo de caixa na avaliação do retorno da ação ao associar as variáveis de lucro e fluxo de caixa com análise da qualidade destas informações. Foram coletadas, na base de dados Economática, informações contábeis referentes ao lucro líquido, EBITDA, fluxo de caixa operacional e a variação dessas variáveis, divididas pelo número de ações, além do retorno anual percentual entre 2006 e 2016 no universo de empresas não-financeiras em seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, com um total de 1.149 observações no período. O objetivo foi verificar qual a contribuição do fluxo de caixa associado aos lucros para o retorno, obtendo como resposta que o retorno pode ser explicado por ambas as variáveis. Os principais resultados apontam que o retorno pode ser explicado por uma métrica diferente da análise tradicional, e isto pode indicar um incremento da explicação do retorno por uma demonstração recentemente exigida pela legislação, se comparada a outras análises.
Citação ABNT:
CONSTANTINO, F. F. S.; PEREIRA, R. C. M.; SARLO NETO, A.; MACEDO, M. A. S.; EWBANK, H. O Poder Explicativo do Lucro e do Fluxo de Caixa para o Retorno da Ação: Um Estudo nos Países da América Latina no Período de 2006 a 2016 . Pensar Contábil, v. 20, n. 73, p. 4-12, 2018.
Citação APA:
Constantino, F. F. S., Pereira, R. C. M., Sarlo Neto, A., Macedo, M. A. S., & Ewbank, H. (2018). O Poder Explicativo do Lucro e do Fluxo de Caixa para o Retorno da Ação: Um Estudo nos Países da América Latina no Período de 2006 a 2016 . Pensar Contábil, 20(73), 4-12.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52648/o-poder-explicativo-do-lucro-e-do-fluxo-de-caixa-para-o-retorno-da-acao--um-estudo-nos-paises-da-america-latina-no-periodo-de-2006-a-2016-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português