A Relação entre o Mix de Marketing de Serviços, Satisfação e Lealdade no Ensino Superior: Um Estudo de Caso de uma IES do Terceiro Setor Outros Idiomas

ID:
52673
Resumo:
O objetivo desse estudo foi verificar a relação do mix de marketing de serviços e a satisfação e entre a satisfação e a lealdade na percepção dos discentes em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do terceiro setor. Ao considerar as múltiplas relações simultâneas entre as variáveis observáveis e latentes, a técnica estatística optada foi a modelagem de equações estruturais. Os dados foram coletados por meio de questionários impressos e a amostra final contou com 827 respondentes de uma IES, pertencente à Associação Catarinense das Fundações Educacionais-ACAFE. Os principais resultados suportam parcialmente as hipóteses de que há uma relação positiva e significativa entre o composto do mix de marketing e a satisfação e entre a satisfação e a lealdade. Em complementaridade, é possível apontar que os aspectos relacionados às opções de cursos e a estrutura física em que esses serão oferecidos, aliados à qualidade percebida desses, são requisitos considerados fundamentais na percepção dos discentes.
Citação ABNT:
SILVA, J. C.; XAVIER, W.; GAMBIRAGE, C.; LIMA, M. A. A Relação entre o Mix de Marketing de Serviços, Satisfação e Lealdade no Ensino Superior: Um Estudo de Caso de uma IES do Terceiro Setor . Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 9, n. 3, p. 47-63, 2018.
Citação APA:
Silva, J. C., Xavier, W., Gambirage, C., & Lima, M. A. (2018). A Relação entre o Mix de Marketing de Serviços, Satisfação e Lealdade no Ensino Superior: Um Estudo de Caso de uma IES do Terceiro Setor . Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 9(3), 47-63.
DOI:
http://dx.doi.org/10.13059/racef.v9i3.523
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52673/a-relacao-entre-o-mix-de-marketing-de-servicos--satisfacao-e-lealdade-no-ensino-superior--um-estudo-de-caso-de-uma-ies-do-terceiro-setor-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português