Análise empírica da prática de insider trading em processos de fusões e aquisições recentes na economia brasileira Outros Idiomas

ID:
5274
Periódico:
Resumo:
As negociações com uso de informações privilegiadas (insider trading) criam oportunidades para que alguns agentes do mercado lucrem em detrimento de outros, levando a uma transferência de riqueza entre os acionistas. O anúncio de uma fusão ou aquisição é um momento oportuno para essa prática, visto que quase sempre causa impactos significativos nas expectativas dos agentes do mercado e nos preços dos títulos. Este artigo analisou se essa prática esteve presente em processos de fusões e aquisições recentes, realizados por grandes empresas brasileiras, utilizando-se de um estudo de evento para o qual, além da análise do retorno acionário anormal, fez-se a comparação de médias de variáveis sinalizadoras do comportamento dos títulos no mercado (liquidez). Para a análise foram utilizadas ações preferenciais, ordinárias e os American Depositary Receipts (ADRs) de dez empresas diferentes. Foi encontrada evidência empírica da prática de insider trading no retorno acionário anormal e na quantidade de negociações, além de se observarem indícios dessa prática nas demais variáveis analisadas, o que sinaliza que ocorreu um aumento da liquidez dos títulos analisados antes do anúncio.
Citação ABNT:
CAMARGOS, M. A.; ROMERO, J. A. R.; BARBOSA, F. V. Análise empírica da prática de insider trading em processos de fusões e aquisições recentes na economia brasileira. Revista de Gestão, v. 15, n. 4, art. 4, p. 55-70, 2008.
Citação APA:
Camargos, M. A., Romero, J. A. R., & Barbosa, F. V. (2008). Análise empírica da prática de insider trading em processos de fusões e aquisições recentes na economia brasileira. Revista de Gestão, 15(4), 55-70.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5274/analise-empirica-da-pratica-de-insider-trading-em-processos-de-fusoes-e-aquisicoes-recentes-na-economia-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português