Título Inglês:
Relationship between Maultinationals and Partnes Regarding Management Innovations on the Value Chain
Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar as possíveis relações entre competências territoriais e inovações em gestão na cadeia de valor, em polos econômicos formados nos entornos de corporações multinacionais. Inovação em gestão, nesse contexto, concentra-se na evolução dos processos decorrentes da interação entre as empresas, na perspectiva de quatro dimensões: relações eficazes entre empresas; flexibilidade nas práticas de gestão internas e externas; preservação de recursos esgotáveis e do meio ambiente; geração de conhecimento e aprendizagem interativa. Trata-se de estudo teórico-empírico, exploratório, essencialmente qualitativo. Inicialmente foi construído um modelo teórico-metodológico que fundamentou as análises da pesquisa empírica, em que foram utilizadas duas abordagens metodológicas em três etapas distintas. Os resultados apontam que as relações entre as multinacionais e seus parceiros vêm se consolidando, especialmente na dimensão geração de conhecimento e aprendizagem interativa. O modelo conceitual mostrou-se adequado para análises de comportamento inovativo na cadeia de valor e pode ser adotado em estudos futuros para se efetuar análises comparativas entre as regiões.
Resumo Inglês:
This study aimed to analyze the possible relationships between territorial competencies and management innovations on the value chain, in economic poles formed in the environments of multinational corporations. Innovation in management, in this context, focuses on the evolution of processes arising from the interaction between companies, from the perspective of four dimensions: effective relationships between companies; flexibility in internal and external management practices; preservation of exhaustible resources and environment and generation of knowledge and interactive learning. It is a theoretical-empirical study, exploratory, essentially qualitative. Initially, a conceptual model was built that based the empirical research analyzes, in which two methodological approaches were used in three distinct stages. The results show that the relationships between the multinationals and their partners have been consolidating, especially in the dimension of knowledge generation and interactive learning. The conceptual model was suitable for analysis of innovative behavior in the value chain and can be adopted in future studies to carry out comparative analyzes between regions.
Citação ABNT:
PITTERI, S.; FELDMANN, P. R. Relacionamento entre Multinacionais e Parceiros na Perspectiva de Inovações em Gestão na Cadeia de Valor. Desenvolvimento em Questão, v. 17, n. 46, p. 25-44, 2019.
Citação APA:
Pitteri, S., & Feldmann, P. R. (2019). Relacionamento entre Multinacionais e Parceiros na Perspectiva de Inovações em Gestão na Cadeia de Valor. Desenvolvimento em Questão, 17(46), 25-44.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.25-44
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52780/relacionamento-entre-multinacionais-e-parceiros-na-perspectiva-de-inovacoes-em-gestao-na-cadeia-de-valor/i/pt-br
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