Representações Sociais e Pobreza no Planalto Norte Catarinense: Voz das Beneficiárias do Programa Bolsa Família Outros Idiomas

ID:
52790
Resumo:
O objetivo do estudo foi o de analisar as representações sociais dos sujeitos sobre sua condição de pobreza bem como suas implicações no desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense. Na realização de pesquisa exploratória com 115 mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, residentes nos municípios de Mafra, São Bento do Sul, Três Barras e Irineópolis, constatou-se que as pesquisadas entendiam a pobreza a partir de uma visão multidimensional, para a qual a ausência de renda não é o único fator considerado provocador desta condição. Como principais resultados pôde-se apontar que a pobreza foi amplamente assumida pelas entrevistadas com o sentido da privação de liberdade; que na região do Planalto Norte Catarinense os discursos conseguiram fazer uma relação do seu desenvolvimento pessoal com o desenvolvimento de seu lugar – o município. Outro fator relevante nos discursos sobre o desenvolvimento que as entrevistadas conseguiram identificar foi de que o Programa Bolsa Família, mesmo nas condições objetivas de sua concessão, as colocaria em condição melhor do que de outras pessoas. Haveria então alguma inclusão social, pois as entrevistadas sentiam-se atendidas em suas demandas. Concluiu-se então que os aspectos que favoreceriam o desenvolvimento da região também estariam relacionados com a sensação de liberdade de escolhas e de envolvimento social de seus sujeitos, permitindo que estes se identificassem ativos no processo de autodesenvolvimento com o desenvolvimento de sua região.
Citação ABNT:
MILANI, M. L.; PAWLOWYTSCH, P. W. M. Representações Sociais e Pobreza no Planalto Norte Catarinense: Voz das Beneficiárias do Programa Bolsa Família . Desenvolvimento em Questão, v. 17, n. 46, p. 199-217, 2019.
Citação APA:
Milani, M. L., & Pawlowytsch, P. W. M. (2019). Representações Sociais e Pobreza no Planalto Norte Catarinense: Voz das Beneficiárias do Programa Bolsa Família . Desenvolvimento em Questão, 17(46), 199-217.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.46.199-217
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52790/representacoes-sociais-e-pobreza-no-planalto-norte-catarinense--voz-das-beneficiarias-do-programa-bolsa-familia-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português