O desenvolvimento do Marketing: uma perspectiva histórica Outros Idiomas

ID:
5284
Periódico:
Resumo:
Para entender melhor o Marketing, bem como a sua crescente importância dentro das organizações, este trabalho apresenta uma visão mais detalhada de seu desenvolvimento histórico, desde a época em que ainda não era considerado uma área específica do conhecimento até a atualidade. Para tanto, expõe-se a pré-história do Marketing, onde se identifica que suas atividades eram desenvolvidas somente como práticas do comércio. Mostra-se que é a partir de 1900 que suas atividades passam a ser diferenciadas das práticas do comércio, proporcionando o seu surgimento como uma área do conhecimento distinta. Em seguida, reconstitui-se e divide-se a sua história em décadas, a partir de 1900 até os dias atuais, no intuito de apresentar o surgimento das diferentes escolas de pensamento, o desenvolvimento de novas atividades, o Marketing dentro das organizações e a sua diferenciação em atividades específicas como o Marketing Societal e o Marketing Experiencial. Além disso, busca-se apresentar também a história do Marketing no Brasil, ressaltando seus principais marcos evolutivos. Por fim, são apresentadas algumas contribuições de outras áreas do conhecimento e de algumas ciências, bem como os problemas vivenciados pelo Marketing.
Citação ABNT:
SANTOS, T.; LIMA, M. V. V.; BRUNETTA, D. F.; FABRIS, C.; SELEME, A. O desenvolvimento do Marketing: uma perspectiva histórica. Revista de Gestão, v. 16, n. 1, art. 5, p. 89-102, 2009.
Citação APA:
Santos, T., Lima, M. V. V., Brunetta, D. F., Fabris, C., & Seleme, A. (2009). O desenvolvimento do Marketing: uma perspectiva histórica. Revista de Gestão, 16(1), 89-102.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5284/o-desenvolvimento-do-marketing--uma-perspectiva-historica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português