Título Inglês:
Strategy as Practice and Family Organizations: A Study about Families and Business in the Gallery of Ouvidor in Belo Horizonte (MG)
Resumo:
Nos últimos anos, o interesse por pesquisas em empreendimentos familiares tem crescido em diversas áreas, especialmente na Administração. As peculiaridades desse contexto, marcado pela afetividade, propiciam o surgimento de estratégias específicas na gestão dessas organizações. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo compreender as práticas cotidianas de negócio nas organizações familiares presentes na Galeria do Ouvidor, a qual foi um dos primeiros centros comerciais construídos em Belo Horizonte. Acreditamos que as organizações familiares que compõem a galeria representam um interessante campo de investigação, uma vez que essas organizações conseguem reunir, simultaneamente, características sócio-culturais e econômicas que podem revelar como um determinado grupo social, nomeadamente, o grupo familiar, se relaciona social e simbolicamente neste espaço para a construção de suas práticas cotidianas de negócio. Com a exploração dessa temática, buscamos contribuir para um aprofundamento no conhecimento da realidade organizacional familiar mineira e, assim, brasileira. Esta pesquisa é, então, provocada devido às várias vozes – sujeitos e famílias - envolvidas no processo de ocupação e desenvolvimento da Galeria do Ouvidor. Muitas dessas vozes não são escutadas quando se trata de sua realidade organizacional e social, constituindo uma alteridade. É procurando entender a interação das práticas desses sujeitos, as famílias e as organizações que se organiza este trabalho. Por meio da apuração das notas de campo de observações sistemáticas não participantes e da Análise do Discurso de narrativas temáticas sobre o cotidiano de negócio familiar nessas organizações, foi possível elucidarmos as práticas construídas no dia a dia desses empreendimentos, que nos revelaram estratégias criadas para a manutenção e sobrevivência econômica das famílias que ali trabalham. Para nós, as estratégias e táticas desenvolvidas pelos ouvidorenses são vistas como resultado de construções sociais, de negociações entre os atores sociais (organizacionais), resultado da prática diária exercida por esses atores. Nesse sentido, vimos que as práticas nas organizações familiares precisaram e ainda precisam ser adaptadas às transformações histórico-sociais que ocorrem no contexto belorizontino. Como limitação para a realização desta pesquisa, destacamos a fragmentação dos discursos dos comerciantes, uma vez que as entrevistas foram realizadas no horário comercial e nas próprias empresas dos entrevistados, e estes precisavam atender os clientes na medida em que chegavam. Por fim, sugerimos para estudos futuros que analisem as relações familiares presentes no cotidiano de negócios desses empreendimentos sob outra técnica, por meio da história de vida, que permitirá explorar as origens e as trajetórias de vida dos comerciantes da Galeria do Ouvidor e de outros empreendimentos e, dessa forma, será possível compreender, através de um resgate biográfico histórico, a forma como eles administram seus negócios atualmente, as decorrências da estrutura organizacional familiar e outras questões familiares que porventura não foram vislumbradas nessa investigação.
Resumo Inglês:
In recent years, the interest in researches about family enterprises has grown in several areas, especially in the Business Administration. The peculiarities of this context, marked by affection, propitiate the emergence of specific strategies in the management of these organizations. Thus, this study aims to understand the everyday business practices in family organizations present in the Gallery of Ouvidor, which was one of the first shopping centers built in Belo Horizonte. We believe that family organizations that constitute the gallery represent an interesting field of research, because these organizations are able to gather sociocultural and economic characteristics that may reveal how a particular social group, namely, the family group, is related social and symbolically in this space to build their everyday business practices. With the exploration of this theme, we seek to contribute to a deeper knowledge of the mineira familiar organizational reality and, thus, Brazilian. This research is then caused due to various voices - individuals and families - involved in the process of occupation and development of the Gallery of Ouvidor. Many of these voices are not heard when it comes to organizational and social reality, constituting an otherness. It is trying to understand the interaction of the practices of these individuals, families and organizations that we organize this paper. Through the examination of field notes of systematic observations not participants and of the discourse analysis of thematic narratives about the everyday of family business in these organizations, it was possible to elucidate the practices constructed in the quotidian of these enterprises, which revealed us strategies created for maintenance and economic survival of the families that work there. For us, the strategies and tactics developed by ouvidorenses are seen as a result of social constructions, negotiations between the social actors (organizational), as a result of daily practice exerted by these actors. In this case, we have seen that the practices in family organizations needed and still need to be adapted to the historical and social transformations occurring in belorizontino context. As a limitation to this research, we highlight the fragmentation of speeches of the workers, because the interviews were conducted during the working hours and in the business of the respondents, and these needed to attend the customers when they arrived. Finally, we suggest for future studies analyzing family relations present in the business daily of these business through of another technique, by means of the history of life, which will explore the origins and life trajectories of the Gallery of Ouvidor workers and other enterprises and thus, you can understand, through a historical biographical rescue, the way that they manage their business today, the results and derivations of the familiar organizational structure and other family issues that may have not been glimpsed in this investigation.
Citação ABNT:
PALHARES, J. V.; CARRIERI, A. P. Estratégia como Prática e Organizações Familiares: Um Estudo sobre as Famílias e os Negócios na Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte (MG) . Revista de Administração da Unimep, v. 16, n. 3, p. 57-78, 2018.
Citação APA:
Palhares, J. V., & Carrieri, A. P. (2018). Estratégia como Prática e Organizações Familiares: Um Estudo sobre as Famílias e os Negócios na Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte (MG) . Revista de Administração da Unimep, 16(3), 57-78.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15600/rau.v16i3.1051
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52843/estrategia-como-pratica-e-organizacoes-familiares--um-estudo-sobre-as-familias-e-os-negocios-na-galeria-do-ouvidor-em-belo-horizonte--mg--/i/pt-br
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