Três Visões sobre Ética e Evasão Fiscal: Como se Posicionam os Estudantes da Área de Negócios? Outros Idiomas

ID:
52895
Resumo:
A evasão fiscal é um problema comportamental que ameaça a capacidade do governo de levantar receitas. Porém, ainda são poucos os trabalhos que examinam a não-conformidade com as obrigações tributárias sob um olhar ético. Na literatura sobre o tema, emergiram três visões relacionadas à ética da evasão fiscal. A primeira assume que a evasão nunca é ética. A segunda assume que a evasão é sempre ou quase sempre ética. A terceira visão está associada à noção de que a evasão não é absolutamente antiética. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo investigar como 195 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia de Universidades Federais de Minas Gerais se posicionam em relação a essas três visões, partindo do modelo de McGee, Ho e Li (2008), que apresenta 15 afirmações sobre a evasão fiscal. Os estudantes foram classificados de acordo com sua visão por meio de uma análise de cluster e analisaram-se as associações de variáveis como idade, sexo, etc. com cada um dos grupos formados. Após a realização de uma análise de cluster, constatou-se que a maioria dos estudantes foi posicionada no grupo que considera a evasão como sempre antiética, enquanto a menor parte considera a evasão como ética. Constatou-se que as mulheres são menos propensas à evasão fiscal e que indivíduos de maiores faixas de idade são menos propensos a enxergar a evasão como ética. Em relação aos cursos, percebeu-se que os alunos de Ciências Contábeis são menos propensos à evasão fiscal em relação aos alunos dos cursos de Administração e Ciências Econômicas. Por fim, sintetizaram-se as visões de cada um dos grupos por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo.
Citação ABNT:
CRUZ, F. R.; PAIVA, A. C. V.; CUNHA, J. V. A.; BARBOSA NETO, J. E. Três Visões sobre Ética e Evasão Fiscal: Como se Posicionam os Estudantes da Área de Negócios? . Revista Universo Contábil, v. 14, n. 2, p. 82-99, 2018.
Citação APA:
Cruz, F. R., Paiva, A. C. V., Cunha, J. V. A., & Barbosa Neto, J. E. (2018). Três Visões sobre Ética e Evasão Fiscal: Como se Posicionam os Estudantes da Área de Negócios? . Revista Universo Contábil, 14(2), 82-99.
DOI:
10.4270/ruc.2018212
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52895/tres-visoes-sobre-etica-e-evasao-fiscal--como-se-posicionam-os-estudantes-da-area-de-negocios--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português