Gerenciamento de Resultados em Companhias do Setor de Construção Civil: Influência da Adoção do CPC 17 Outros Idiomas

ID:
52896
Resumo:
No Brasil, a convergência aos padrões contábeis internacionais afetou a realidade das empresas de construção civil, em virtude da adoção do Pronunciamento Técnico CPC 17 – Contratos de Construção, permitindo certa discricionariedade aos preparadores. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi verificar o efeito da adoção do CPC 17 no gerenciamento de resultados das empresas brasileiras do setor de construção civil listada na B3 (Brasil Bolsa Balcão). Delineouse esta pesquisa por meio de uma abordagem quantitativa, realizando-se um estudo empírico. A amostra foi composta pelas companhias brasileiras listadas na B3 do setor de construção civil, cujos dados foram coletados por meio da Economática® e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para o período de 2007 a 2012. Aplicou-se o modelo desenvolvido por Kang e Sivaramakrishnan (1995) para estimar o gerenciamento de resultados. Os dados desta pesquisa demonstraram que no período analisado os níveis de gerenciamento de resultados das empresas do setor de construção civil são decrescentes. Além disso, observou-se que essas empresas gerenciam para baixo os seus resultados, demonstrando que as escolhas contábeis dos gestores não são somente para aumentar seus resultados. Os resultados permitiram concluir que existe diferença significativa nas práticas de gerenciamento antes e depois da vigência da norma, com uma influência negativa do CPC 17 nos níveis de gerenciamento de resultados das empresas. Como contribuição este artigo alerta sobre o possível aumento no gerenciamento de resultados decorrente da adoção do CPC 47 após o primeiro ano.
Citação ABNT:
BALDISSERA, J. F.; GOMES, A. R. V.; ZANCHET, A.; FIIRST, C. Gerenciamento de Resultados em Companhias do Setor de Construção Civil: Influência da Adoção do CPC 17 . Revista Universo Contábil, v. 14, n. 2, p. 100-117, 2018.
Citação APA:
Baldissera, J. F., Gomes, A. R. V., Zanchet, A., & Fiirst, C. (2018). Gerenciamento de Resultados em Companhias do Setor de Construção Civil: Influência da Adoção do CPC 17 . Revista Universo Contábil, 14(2), 100-117.
DOI:
10.4270/ruc.2018213
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52896/gerenciamento-de-resultados-em-companhias-do-setor-de-construcao-civil--influencia-da-adocao-do-cpc-17-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português