Cultura Organizacional, Inovação e Desempenho em Escritórios de Contabilidade Brasileiros Outros Idiomas

ID:
52919
Resumo:
Este estudo teve como objetivo verificar a influência da cultura organizacional no processo de inovação organizacional em escritórios de contabilidade brasileiros a partir do modelo de Schein (1984, 2017) e complementarmente ao estudo de Hogan e Coote (2014). Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, quantitativa e de corte transversal, com dados primários provindos de questionário (survey) aplicado em 128 colaboradores dos diversos níveis organizacionais de escritórios contábeis de 30 cidades e dez estados brasileiros, utilizando o framework com as seguintes dimensões: valores básicos, artefatos e normas para inovação, comportamentos inovadores e desempenho de mercado e financeiro. O tratamento dos dados foi realizado por modelagem de equações estruturais. Os resultados confirmaram cinco das seis hipóteses levantadas. Concluiu-se que níveis distintos da cultura organizacional podem dar suporte a comportamentos inovadores, fundamentais para alavancar o desempenho de mercado e financeiro em organizações de serviços intensivos em conhecimento como são os escritórios de contabilidade.
Citação ABNT:
CARMONA, L. J. M.; SILVA, T. B. J.; GOMES, G. Cultura Organizacional, Inovação e Desempenho em Escritórios de Contabilidade Brasileiros. Contabilidade Vista & Revista, v. 29, n. 3, p. 121-145, 2018.
Citação APA:
Carmona, L. J. M., Silva, T. B. J., & Gomes, G. (2018). Cultura Organizacional, Inovação e Desempenho em Escritórios de Contabilidade Brasileiros. Contabilidade Vista & Revista, 29(3), 121-145.
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v29i3.3936
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52919/cultura-organizacional--inovacao-e-desempenho-em-escritorios-de-contabilidade-brasileiros/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português