A importância das informações de mercado como apoio à tomada de decisões de marketing Outros Idiomas

ID:
5292
Periódico:
Resumo:
O presente artigo se propõe verificar como as organizações utilizam as informações de marketing para a tomada de decisões. Inúmeras vezes os executivos encaram situações em que se veem obrigados a tomar decisões com base em sua experiência, sem dispor de informações seguras sobre a coleta e tratamento de dados que forneçam apoio à tomada de decisão de marketing. Assim, mediante uma revisão da literatura sobre o assunto, abordou-se o sistema de informação de marketing e a estrutura de um modelo para o qual se tomou como referência o proposto por Kotler (1998). Como complemento do estudo, realizou-se uma pesquisa descritiva em 110 empresas de médio e grande porte na cidade de Londrina, com os executivos responsáveis pelas decisões de marketing. Chegou-se a resultados que evidenciaram algumas associações entre os segmentos estudados, no caso porte da empresa e ramo de atividade, considerando-se as atividades de marketing. Foi possível também conhecer a maneira pela qual as organizações se apropriam das informações obtidas para tomar as decisões de marketing.
Citação ABNT:
CHIUSOLI, C. L.; PACAGNAN, M. A importância das informações de mercado como apoio à tomada de decisões de marketing. Revista de Gestão, v. 16, n. 2, p. 83-100, 2009.
Citação APA:
Chiusoli, C. L., & Pacagnan, M. (2009). A importância das informações de mercado como apoio à tomada de decisões de marketing. Revista de Gestão, 16(2), 83-100.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português