Controle de gestão em organizações hospitalares Outros Idiomas

ID:
5296
Periódico:
Resumo:
Quando se trata de qualidade em serviços de saúde, o controle de gestão em hospitais é um fator fundamental para a eficiência de uma organização hospitalar. Nesse sentido, é necessário que os gestores hospitalares realizem avaliação do desempenho organizacional, a fim de mensurar a eficiência da gestão. Este trabalho apresenta uma revisão de duas alternativas que possibilitam a mensuração do controle da gestão em organizações hospitalares: o processo de avaliação para Acreditação Hospitalar e o monitoramento de indicadores definidos no Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp). Com o objetivo de analisar se são apresentadas informações que possibilitam avaliar o desempenho da gestão nos hospitais brasileiros, foram realizados estudos de caso em três hospitais do Estado de Minas Gerais, Brasil: um de natureza filantrópica, um privado e um universitário. A análise de variáveis e de critérios de gestão baseados nas definições do Pro-Hosp (MINAS GERAIS, 2007) e de Lima et al. (2004) concluiu que, com relação às variáveis analisadas, os hospitais estudados são considerados incipientes.
Citação ABNT:
SOUZA, A. A.; GUERRA, M.; LARA, C. O.; GOMIDE, P. L. R.; PEREIRA, C. M.; FREITAS, D. A. Controle de gestão em organizações hospitalares. Revista de Gestão, v. 16, n. 3, art. 2, p. 15-29, 2009.
Citação APA:
Souza, A. A., Guerra, M., Lara, C. O., Gomide, P. L. R., Pereira, C. M., & Freitas, D. A. (2009). Controle de gestão em organizações hospitalares. Revista de Gestão, 16(3), 15-29.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5296/controle-de-gestao-em-organizacoes-hospitalares/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português