A relação entre o retorno das ações e as métricas de desempenho: evidências empíricas para as companhias abertas no Brasil Outros Idiomas

ID:
5299
Periódico:
Resumo:
Busca-se, neste estudo, verificar a relação entre o retorno das ações, mensurado pelo retorno ajustado ao mercado da ação, e quatro métricas de desempenho - Lucro por Ação, Retorno sobre o Investimento, Valor Econômico Adicionado (EVA®) e Fluxo de Caixa Operacional - amplamente utilizadas pelas empresas e pelo mercado. Em uma amostra de 93 companhias abertas não financeiras que atuam no Brasil, analisada no período entre 2001 e 2007, utilizaram-se três técnicas econométricas: Regressão Linear Cross-Section, Dados em Painel (Pooled) com heterocedasticidade corrigida e Dados em Painel com Efeitos Aleatórios. O estudo procura testar as hipóteses sobre a importância dos indicadores de desempenho na criação de valor para o acionista e a relevância do EVA® comparativamente a outras métricas. De forma geral, os resultados indicam um baixo poder de explicação das variáveis independentes sobre o retorno ajustado ao mercado. O indicador de desempenho que obteve os melhores resultados foi o Fluxo de Caixa Operacional, seguido do Retorno sobre o Investimento e do Lucro por ação. O EVA® apresentou o pior resultado, rejeitando a hipótese sobre a superioridade desta medida de desempenho que considera o custo de capital na análise de criação de valor.
Citação ABNT:
BASTOS, D. D.; NAKAMURA, W. T.; DAVID, M.; ROTTA, U. A. S. A relação entre o retorno das ações e as métricas de desempenho: evidências empíricas para as companhias abertas no Brasil. Revista de Gestão, v. 16, n. 3, art. 5, p. 65-79, 2009.
Citação APA:
Bastos, D. D., Nakamura, W. T., David, M., & Rotta, U. A. S. (2009). A relação entre o retorno das ações e as métricas de desempenho: evidências empíricas para as companhias abertas no Brasil. Revista de Gestão, 16(3), 65-79.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5299/a-relacao-entre-o-retorno-das-acoes-e-as-metricas-de-desempenho--evidencias-empiricas-para-as-companhias-abertas-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português