A sinalização da qualidade nos serviços Outros Idiomas

ID:
5300
Periódico:
Resumo:
O objetivo deste ensaio teórico é buscar ampliar o conhecimento que tem sido desenvolvido sobre a sinalização da qualidade no setor de serviços. Para tal, são analisados os principais estudos realizados até o presente momento sobre a sinalização da qualidade por meio das variáveis de marketing à luz das especificidades do setor de serviços, identificando-se divergências e pontos comuns relacionados à lógica da emissão dos sinais de qualidade e delineando-se proposições para pesquisas futuras. A análise demonstrou que a lógica subjacente à sinalização pode ser válida para os serviços, desde que as variáveis de marketing sejam revistas e adaptadas às especificidades deste setor. Assim, neste estudo, os mecanismos de sinalização relacionados à propaganda, ao preço, à gestão da marca e às garantias são analisados sob a perspectiva dos serviços. Além disso, uma nova ferramenta de sinalização, exclusiva para este setor, foi proposta: o servicescape, que contempla os investimentos realizados no ambiente físico e social. Conclui-se que este tema, além de extremamente relevante, é profícuo, uma vez que pode abarcar a realização de novos e importantes trabalhos, os quais poderão oportunizar que ganhos sejam estabelecidos tanto para os consumidores quanto para as empresas de alta qualidade.
Citação ABNT:
KOETZ, C. I.; SANTOS, C. P. D.; KOPSCHINA, L. C. Y. A sinalização da qualidade nos serviços. Revista de Gestão, v. 16, n. 3, art. 6, p. 81-97, 2009.
Citação APA:
Koetz, C. I., Santos, C. P. D., & Kopschina, L. C. Y. (2009). A sinalização da qualidade nos serviços. Revista de Gestão, 16(3), 81-97.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5300/a-sinalizacao-da-qualidade-nos-servicos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português