Os desafios de gerir pessoas em uma estrutura organizacional remota Outros Idiomas

ID:
5301
Periódico:
Resumo:
O principal objetivo deste artigo é investigar as peculiaridades da gestão estratégica de pessoas em uma empresa com estrutura organizacional remota, confinada e isolada dos grandes centros urbanos. Trata-se de um estudo qualitativo, baseado em estudo de caso único, em que o nível organizacional é proposto para análise. O levantamento de campo envolveu diretores, gerentes, profissionais de RH, supervisores e coordenadores do Grupo Orsa, especificamente na Jari Celulose, Orsa Florestal e Fundação Orsa, perfazendo um total de oito entrevistados. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e observações nas áreas operacionais; os secundários, por meio de análise de documentos e sites. Para a análise dos dados coletados foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo das entrevistas e documental, bem como a metodologia reflexiva. A fundamentação teórica contempla os temas: comportamento organizacional, comprometimento organizacional, gestão estratégica de pessoas e cultura organizacional. Os resultados do estudo mostram a existência de fatores favoráveis e desfavoráveis na gestão de pessoas dessa organização, os quais propiciam a criação de uma cultura de desafios nas relações entre as pessoas, permitindo que os valores e a identidade organizacional sejam compartilhados e, sobretudo, que o comprometimento organizacional seja alcançado.
Citação ABNT:
LEITE, N. P.; ALBUQUERQUE, L. G. Os desafios de gerir pessoas em uma estrutura organizacional remota. Revista de Gestão, v. 16, n. 3, art. 7, p. 99-114, 2009.
Citação APA:
Leite, N. P., & Albuquerque, L. G. (2009). Os desafios de gerir pessoas em uma estrutura organizacional remota. Revista de Gestão, 16(3), 99-114.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5301/os-desafios-de-gerir-pessoas-em-uma-estrutura-organizacional-remota/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português