Análise da Produção Científica Internacional sobre Práticas Contemporâneas de Marketing Outros Idiomas

ID:
53012
Resumo:
As práticas contemporâneas de marketing abarcam estratégias que transcendem as táticas tradicionais, como o relacionamento com clientes, marketing interativo, big data e marketing digital. Este artigo atualiza seus avanços pela análise bibliométrica da produção científica internacional até 2016, tendo enfoque qualitativo e quantitativo, e caráter exploratório e descritivo. O levantamento documental e análise de conteúdo com categorização temática apontam para 42 artigos alinhados com o tema, provenientes de 101 autores, 49 universidades e 23 países. Existem doze redes com poucos pesquisadores; a média anual de publicações é baixa, mas há estudos altamente relevantes (Coviello et al., 2002). Predominam estudos empíricos, qualitativos e exploratórios; os métodos de coleta mais utilizados são surveys, entrevistas em profundidade e levantamento documental. A principal contribuição teórica é a caracterização da produção científica internacional, e a relevância acadêmica se dá com a proposição de uma agenda de pesquisas.
Citação ABNT:
SARQUIS, A. B.; HOECKESFELD, L.; FAVRETTO, J.; COHEN, E. D. An Analysis of the International Scientific Production on Contemporary Marketing Practices . Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 13, n. 1, p. 100-122, 2019.
Citação APA:
Sarquis, A. B., Hoeckesfeld, L., Favretto, J., & Cohen, E. D. (2019). An Analysis of the International Scientific Production on Contemporary Marketing Practices . Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 13(1), 100-122.
DOI:
http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v13i1.27494
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53012/analise-da-producao-cientifica-internacional-sobre-praticas-contemporaneas-de-marketing/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês