Efeitos dos Ambientes Macroeconômico e Institucional no Endividamento das Empresas Têxteis Outros Idiomas

ID:
53035
Periódico:
Resumo:
O artigo tem por objetivo examinar os efeitos dos ambientes macroeconômico e institucional no endividamento das empresas têxteis dos principais países produtores do setor. A pesquisa faz uso do procedimento de dados em painel, sendo o lapso temporal de 2009 a 2013 e a amostra é composta por 10 empresas brasileiras, 47 chinesas, 150 indianas e 40 paquistanesas. Os resultados apontam que, no geral, a teoria pecking-order melhor explica a forma de financiamento das indústrias têxteis analisadas. Além disso, em cada país, determinados fatores específicos das firmas estudados, sendo rentabilidade, tamanho, tangibilidade, folga financeira, oportunidade de crescimento e risco do negócio, possuem relação com o endividamento das organizações. Finalmente, o estudo se concentra em questões relacionadas ao ambiente macroeconômico e institucional dos países. Demonstra-se que estes são potencialmente significativos para determinar as diferentes formas de financiamento de organizações que operam no setor têxtil. Este é o primeiro estudo que considera empresas têxteis dos principais países produtores do setor de forma consolidada. Além disso, o uso de variáveis ligadas a fatores macroeconômicos e institucionais dos países é um grande diferencial. Isso ocorre porque esses aspectos, embora relevantes, foram negligenciados para a compreensão de como as empresas se financiam.
Citação ABNT:
PAMPLONA, E.; CUNHA, H. C.; SILVA, T. P. Efeitos dos Ambientes Macroeconômico e Institucional no Endividamento das Empresas Têxteis. Desafio Online, v. 7, n. 1, p. 1-24, 2019.
Citação APA:
Pamplona, E., Cunha, H. C., & Silva, T. P. (2019). Efeitos dos Ambientes Macroeconômico e Institucional no Endividamento das Empresas Têxteis. Desafio Online, 7(1), 1-24.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53035/efeitos-dos-ambientes-macroeconomico-e-institucional-no-endividamento-das-empresas-texteis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português