Ergonomia: um estudo sobre sua influência na produtividade Outros Idiomas

ID:
5306
Periódico:
Resumo:
É crescente o interesse de empresas, governos e sociedade pelo estudo da ergonomia aplicada às atividades produtivas. Nessa direção, o governo brasileiro editou a Norma Regulamentadora 17 - Ergonomia, que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. O presente trabalho tem como escopo avaliar os postos de trabalho da empresa Magnífica Confecções de Paranaíba, em seus aspectos ergonômicos, e determinar a sua influência sobre a produtividade. A constante utilização das máquinas, a postura sentada e a repetição de movimentos inerentes à atividade fabril são características do posto de trabalho da organização. Em razão dessas características, o atendimento às exigências ergonômicas é fator decisivo para o aumento da produtividade e a melhoria do bem-estar das colaboradoras. A aplicação dos conceitos ergonômicos aos postos de trabalho caracteriza-se como um processo construtivo e participativo que objetiva a solução de problemas por vezes complexos. Essa aplicação exige o conhecimento das tarefas, da atividade desenvolvida para realizá-las e das dificuldades para atingir o desempenho e a produtividade exigidos. Assim, os dados obtidos na pesquisa sustentaram-se nos questionários aplicados às colaboradoras, agentes conhecedoras das atividades desenvolvidas e das dificuldades para sua execução.
Citação ABNT:
SILVA, C. R.; SILVA, M. A. C.; SILVA, S. R.; SOUZA, J. C. C.; SANTOS, S. D. D. Ergonomia: um estudo sobre sua influência na produtividade. Revista de Gestão, v. 16, n. 4, art. 5, p. 61-75, 2009.
Citação APA:
Silva, C. R., Silva, M. A. C., Silva, S. R., Souza, J. C. C., & Santos, S. D. D. (2009). Ergonomia: um estudo sobre sua influência na produtividade. Revista de Gestão, 16(4), 61-75.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5306/ergonomia--um-estudo-sobre-sua-influencia-na-produtividade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português