Aplicação de um Modelo para a Análise de Stakeholders: O Caso da Secretaria de Turismo do Paraná Outros Idiomas

ID:
53065
Resumo:
Pela Teoria dos stakeholders, a organização deve satisfazer não apenas acionistas, mas aqueles a ela vinculados também. Essa ampliação de enfoque induz ao desenvolvimento de trabalhos em setores até então pouco explorados. Objetiva-se, neste artigo, propor um modelo para a análise dos stakeholders, levando-se em conta as particularidades de um órgão público de turismo. A proposta embasa-se no caso da Secretaria de Turismo do Paraná. Modelos conceituais construídos anteriormente são revisados. A pesquisa foi realizada por meio de procedimentos qualitativos. O modelo apresenta uma perspectiva processual, que contempla as etapas: descrição do contexto institucional, identificação dos stakeholders, levantamento das suas características, verificação dos recursos disponíveis, análise da participação dos stakeholders, análise da perspectiva dos stakeholders e elaboração de plano de ação. Em relação aos modelos existentes, a proposta inova ao abranger o contexto institucional e mecanismos legais de legitimação da participação dos stakeholders e, diferentemente do usual, capta tanto a perspectiva da organização quanto a dos stakeholders.
Citação ABNT:
AMÂNCIO-VIEIRA, S. F.; COSTA, B. K.; CINTRA, R. F.; FAVORETO, R. L. Aplicação de um Modelo para a Análise de Stakeholders: O Caso da Secretaria de Turismo do Paraná . Administração Pública e Gestão Social, v. 11, n. 2, p. 195-214, 2019.
Citação APA:
Amâncio-vieira, S. F., Costa, B. K., Cintra, R. F., & Favoreto, R. L. (2019). Aplicação de um Modelo para a Análise de Stakeholders: O Caso da Secretaria de Turismo do Paraná . Administração Pública e Gestão Social, 11(2), 195-214.
DOI:
10.21118/apgs.v11i2.5427
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53065/aplicacao-de-um-modelo-para-a-analise-de-stakeholders--o-caso-da-secretaria-de-turismo-do-parana-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português