Valoração de Ativos Intangíveis com Opções Reais: Estudo de Caso em uma Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais Outros Idiomas

ID:
53151
Resumo:
O objetivo deste estudo consistiu em analisar comparativamente os resultados da valoração de ativos intangíveis pela abordagem das opções reais, baseado no modelo de Black e Scholes, com o método do fluxo de caixa descontado, no contexto de um software desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais. As flexibilidades consideradas no desenvolvimento do trabalho foram a opção de abandono e a opção de prorrogação do contrato de licenciamento. Os resultados mostraram que o modelo das opções reais se adapta melhor a esse cenário, pois incorpora ao valor final do ativo as opções presentes desde o momento da Pesquisa e Desenvolvimento até o fim do licenciamento e proteção da tecnologia. O valor esperado sob a ótica das opções reais foi estatisticamente superior ao do fluxo de caixa tradicional. Esse resultado mostrou que as contingências relativas ao caso de estudo são relevantes e com isso devem ser consideradas no processo de valoração. A maior proximidade desse valor com a realidade representa benefícios tanto para a universidade quanto para a empresa. Ademais, é importante ressaltar que uma tecnologia protegida é capaz de criar uma grande vantagem competitiva e que os ganhos com sua exploração podem ir muito além dos financeiros.
Citação ABNT:
CARVALHO, G. A.; AMARAL, H. F.; BATISTA, P. O. S.; RIBEIRO, J. E. Valoração de Ativos Intangíveis com Opções Reais: Estudo de Caso em uma Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 7-23, 2019.
Citação APA:
Carvalho, G. A., Amaral, H. F., Batista, P. O. S., & Ribeiro, J. E. (2019). Valoração de Ativos Intangíveis com Opções Reais: Estudo de Caso em uma Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, 9(2), 7-23.
DOI:
http://dx.doi.org/10.22279/navus.2019.v9n2.p07-23.740
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53151/valoracao-de-ativos-intangiveis-com-opcoes-reais--estudo-de-caso-em-uma-transferencia-de-tecnologia-da-universidade-federal-de-minas-gerais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português