Dados Abertos: Um Estudo em Trabalhos Acadêmicos no Contexto Brasileiro Outros Idiomas

ID:
53160
Resumo:
O presente artigo tem como principal proposta de contribuição apresentar um panorama dos trabalhos desenvolvidos, no contexto brasileiro, sobre o tema dados abertos e publicados em bases eletrônicas de trabalhos acadêmicos. Como suporte teórico para o estudo foram abordados os temas: bibliometria, governo aberto e dados abertos. Trata-se de um trabalho de natureza exploratória, com abordagem quantitativa, desenvolvido por intermédio de uma pesquisa bibliográfica. O ambiente da pesquisa, representado pelas bases de dados consultadas foram orientadas pela classificação Qualis, onde o recorte foi nos periódicos classificados como A1, A2, B1 e B2, nas áreas de Ciências Políticas, Administração e Ciências Sociais Aplicadas, bem como a plataforma Spell. Foram encontrados 17 artigos relacionados ao tema dados abertos, distribuído em 14 periódicos. Constatou-se que o tema é recente no cenário acadêmico brasileiro, a maior parte dos trabalhos tem foco no segmento governo. Para apresentar um panorama dos trabalhos foram identificados os autores que publicam trabalhos, respectivas instituições, periódicos que publicam e contexto no qual os trabalhos foram desenvolvidos.
Citação ABNT:
ALBANO, C. S.; LEAES JR., W.; CORSO, K. B. Dados Abertos: Um Estudo em Trabalhos Acadêmicos no Contexto Brasileiro. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 135-147, 2019.
Citação APA:
Albano, C. S., Leaes Jr., W., & Corso, K. B. (2019). Dados Abertos: Um Estudo em Trabalhos Acadêmicos no Contexto Brasileiro. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, 9(2), 135-147.
DOI:
http://dx.doi.org/10.22279/navus.2019.v9n2.p135-147.770
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53160/dados-abertos--um-estudo-em-trabalhos-academicos-no-contexto-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português