Estratégia de Pequenas e Médias Empresas: uma Revisão Outros Idiomas

ID:
5320
Autores:
Periódico:
Resumo:
Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura que destaca importantes características da evolução do campo de estudos da estratégia de pequenas e médias empresas (PME), além de identificar necessidades de pesquisa e sugerir temas para novos estudos. A abordagem metodológica utilizada é a bibliográfica. O artigo trata de um conjunto de trabalhos baseados na perspectiva tradicional e normativa (formada pelas abordagens do desenho estratégico, do planejamento formal e do posicionamento) em estratégia de PME, apontando várias de suas contribuições e limitações. Trata, também, da abordagem descritiva, dando ênfase aos trabalhos dessa abordagem que enfocam a aprendizagem e o conceito de visão. Esses trabalhos são particularmente relevantes por contrabalançar e complementar a ênfase nos procedimentos lineares e racionais típicos da perspectiva tradicional, que é dominante. Além da descrição de elementos de destaque da evolução das pesquisas acadêmicas sobre a estratégia de PME, os resultados deste estudo incluem a identificação de necessidades de pesquisa relativas ao estudo descritivo dos processos estratégicos nas PME. É especialmente merecedora de atenção a falta de estudos sobre as equipes de direção em estratégia de PME. Indo além da costumeira discussão sobre processo versus conteúdo em estratégia, o artigo também destaca como merecedora de novas pesquisas a ênfase nas atividades, preconizada pela abordagem recente da estratégia como prática.
Citação ABNT:
LIMA, E.Estratégia de Pequenas e Médias Empresas: uma Revisão. Revista de Gestão, v. 17, n. 2, art. 4, p. 169-187, 2010.
Citação APA:
Lima, E.(2010). Estratégia de Pequenas e Médias Empresas: uma Revisão. Revista de Gestão, 17(2), 169-187.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5320/estrategia-de-pequenas-e-medias-empresas--uma-revisao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ANALOUI, F.; KARIMI, A. Strategic Management in Small and Medium Enterprises. London: Thomson – Cengage, 2003.

ANDREWS, K. R. The Concept of Corporate Strategy. 3 ed. New York: Richard D. Irwin, 1987.

ANSOFF, H. I. Corporate Strategy. New York: McGraw Hill, 1965.

ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. Organizational Learning: a Theory of Action Perspective. Reading: Addison Wesley, 1978.

ATHERTON, A.; HANNON, P. Building Strategic Awareness Capability – The Cognitive Tools and Modes of Thinking of Small Business OwnerManagers. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL COUNCIL FOR SMALL BUSINESS (ICSB), 41., 1996, Stockholm. Proceedings… Stockholm: ICSB, 1996.

AVENIER, M. J. La stratégie tâtonnante: des interactions récursives entre vision et action stratégiques. In: CONFERENCE DE L’ASSOCIATION INTERNATIONALE DE MANAGEMENT STRATEGIQUE, 5., 1996, Montpellier. Actes… Montpellier: AIMS, 1996.

BERRY, M. Strategic Planning in Small High-Tech Companies. Long Range Planning, v. 31, n. 3, p. 455-466, 1998.

BHIDÉ, A. How entrepreneurs craft strategies that work. In: MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. (Eds.). The Strategy Process: Concepts, Contexts, Cases. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 1996. p. 626-633.

BISELLI, F.; TONELLI, M. J. Caminante, no hay camino, se hace camino al andar. Praticantes e Práticas: Um Estudo Empírico sobre a Construção de Sentidos em Estratégia. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2006.

BOISSIN, J.-P.; GUIEU, G. PME et entreprenariat dans la littérature francophone stratégique. Revue Internationale PME, v. 13, n. 1, p. 39-64, 2000.

BORCH, O. J.; HUSE, M.; SENNESETH, K. Resource Configuration, Competitive Strategies, and Corporate Entrepreneurship: An Empirical Examination of Small Firms. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 24, n. 1, p. 49-70, 1999.

BROOM, H. N.; LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W. Small Business Management. Cincinnati: Southwest Publishing, 1983.

CALORI, R. Essai: Philosophizing on Strategic Management Models. Organization Studies, v. 19, n. 2, p. 281-306, 1998.

CAVEDON, N. R.; FERRAZ, D. L. S. Representações Sociais e Estratégia em Pequenos Comércios. RAE-eletrônica, v. 4, n. 1, art. 14, 2005. Disponível em: . Acesso em: 9 jul.2009. 2005.

CHAN, S.-Y.; FOSTER, M. J. Strategy Formation in Small Business: The Hong Kong Experience. International Small Business Journal, v. 19, n. 3, p. 56-71, 2001.

CHICHA, J. K.; JULIEN, P.-A. The Strategy of SMBs and their Adaptation to Change. Université du Québec à Trois-Rivières: Trois-Rivières, 1979. (Rapport de recherche).

COSSETTE, P. La vision stratégique du propriétaire-dirigeant de PME: étude de cartographie cognitive. Revue Internationale PME, v. 9, n. 1, p. 123-142, 1996.

CRISTALLINI, V.; DEMISSY, B. Simplification et instrumentation de la démarche stratégique de la PME. In: CONFERENCE DE L’ASSOCIATION INTERNATIONALE DE MANAGEMENT STRATEGIQUE, 9., 2000, Montpellier. Actes... Montpellier: AIMS, 2000.

CURTIS, D. A. Strategic Planning for Smaller Businesses. Toronto: Lexington Books, 1983.

CURVALLE, B.; TORRÈS, O. Le système EDI/JAT condamne-t-il les PME ? In: TORRÈS, O. (Org.). PME: des nouvelles approches. Paris: Éditions Economica, 1998. Collection Recherche en Gestion.

D’AMBOISE, G.; BAKANIBONA, A. La planification dans les PME: une synthèse des résultats empiriques, conclusions et recommandations. Revue Internationale PME, v. 3, n. 2, p. 147-166, 1990.

D’AMBOISE, G. Quelle gestion stratégique pour la PME? Cap-Rouge, Québec: Presses InterUniversitaires, 1997.

DILT, J. C.; PROUGH, G. E. Strategic Options for Environmental Management: A Comparative Study of Small vs Large Enterprises. Journal of Small Business Management, v. 16, n. 2, p. 7-27, 1989.

DOGDSON, M. Organizational Learning: a review of some literature. Organization Studies, v. 14, n. 3, p. 375-394, 1993.

DOLABELA, F. O Segredo de Luísa – uma Ideia, uma Paixão e um Plano de Negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura, 1999.

FILION, L. J. Espace de soi et vision. Cahier de recherche, Montréal: École des HEC, n. 1, 1999.

FILION, L. J. Operators and Visionaries: Differences in the Entrepreneurial and Managerial Systems of two Types of Entrepreneurs. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 1, n. 1-2, p. 35-55, 2004.

FILION, L. J. The Strategy of Successful Entrepreneurs in Small Business: Vision, Relationships and Anticipatory Learning. Ph.D. Thesis, University of Lancaster, 1988.

FILION, L. J. Vision and Relations: Elements for a Entrepreneurial Metamodel. International Small Business Journal, v. 9, n. 2, p. 26-40, 1991.

FLETCHER, M.; HARRIS, S. Seven Aspects of Strategy Formation. International Small Business Journal, v. 20, n. 3, p. 297-314, 2002.

GÉNIAUX, I.; BONNARDEL, S. M. La gestion des connaissances et des compétences dans les petites entreprises technologiques: une approche empirique. Revue Internationale PME, v. 14, n. 2, p. 41-65, 2001.

GIMENEZ, F. A. P. Escolhas Estratégicas e Estilo Cognitivo: Um Estudo com Pequenas Empresas. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 2, n. 1, p. 27-45, 1998.

GONSALVES, E.; GRAY, C. Strategy Making, Organizational Learning and Performance in SMEs. In: HARRISON, R. T.; LEITCH, C. Entrepreneurial Learning. New York: Routledge, 2008. p. 228-248.

GOY, H. L’identification des pratiques de planification: une application au cas des PME. In: CONFERENCE DE L’ASSOCIATION INTERNATIONALE DE MANAGEMENT STRATEGIQUE, 9., 2000, Montpellier. Actes... Montpellier: AIMS, 2000.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competing for the Future. Boston: Harvard Business School Press, 1994.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Strategic Intent. Harvard Business Review, v. 67, n. 3, p. 63-76, 1989.

HANLON, D.; SCOTT, M. Strategy Formulation in the Entrepreneurial Small Firm. In: BIRLEY, S.; MACMILLAN, I. (Eds.). International Entrepreneurship. London: Routledge, 1995. p. 17-38.

HAYASHI JR., P.; BULGACOV, S.; BARANIUK, J. A. Utilização de Recursos para Mudança de Conteúdo Estratégico: Um Estudo Comparativo de Casos em Pequenas Empresas de Massas Alimentícias no Paraná. In: COSTA, B. K.; ALMEIDA, M. I. R. (Orgs.). Estratégia: Aplicações Setoriais e Estudos de Casos. São Paulo: Juruá, 2007. p. 17-38.

HENDRY, C.; ARTHUR, M.; JONES, A. Strategy through People: Adaptation and Learning in the Small-Medium Enterprise. London: Routledge, 1995.

HOFFMANN, R. A.; HOFFMANN, V. E.; CANCELIER, E. L. P. L. As Estratégias da Microempresa Varejista e seus Estágios de Informatização. Revista de Administração Mackenzie – RAM, v. 10, n. 2, p. 110-134, 2000. Disponível em: . Acesso em: 9 jul.2009. 2000.

HUFF, A. S.; REGER, R. K. A Review of Strategic Process Research. Journal of Management, v. 13, n. 2, p. 211-236, 1987.

IBRAHIM, A. B.; ELLIS, W. H. Strategy. In: IBRAHIM, A. B.; ELLIS, W. H. (Eds.). Entrepreneurship and Small Business Management: Text, Readings and Cases. Dubuque: Kendall/Hunt, 1990. p. 53-64.

JULIEN, P.-A. (Ed.) The State of Art in Small Business and Entrepreneurship. Aldershot: Ashgate Publishing, 1998.

JULIEN, P.-A.; MARCHESNAY, M. Des procédures aux processus stratégiques dans les PME. In: NOËL, A. (Ed.). Perspectives en management stratégique. Paris: Éditions Economica, 1993. v. 1, p. 97-129.

JULIEN, P.-A.; MARCHESNAY, M. La petite entreprise: principes d'économie et de gestion. Montréal: Éditions G. Vermette; Paris: Librairie Vuibert, 1988.

KAMM, J. B.; SHUMAN, J. C.; SEEGER, J. A.; NURICK, A. J. Entrepreneurial Teams in New Venture Creation: A Research Agenda. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 14, n. 4, p. 7-17, 1990.

KAO, R. W. Entrepreneurial Strategy. In: KAO, R. W. Entrepreneurship and Enterprise Development. Toronto: Holt, Rinehart and Winston of Canada, 1989. p. 33-56.

LEE, C. H.; MATTHEWS, C. H. Antecedents and Consequences of Strategic Planning in Small Business: An Empirical Study. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL COUNCIL FOR SMALL BUSINESS, 1999, Naples, Italy. Proceedings… Naples: ICSB, 1999.

LIEDTKA, J. M. Linking Strategic Thinking with Strategic Planning. Strategy and Leadership, v. 26, n. 4, p. 30-35, 1998.

LIMA, E. Équipe de direction, vision partagée et apprentissage dans le management stratégique de PME. Tese (Doutorado – Programa conjunto de Ph.D. em Administração), HEC Montréal, Montréal, 2004. Disponível em: . Acesso em: 7 jan.2007.

LIMA, E. Estratégia de Pequenas e Médias Empresas: uma revisão. In: ENCONTRO DE ESTUDOS DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 5., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008.

LIMA, E. Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas Segundo uma Abordagem da Aprendizagem Sistêmica. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 4., 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: VEM; VEL; PUC-Paraná, 2005. p. 816-832.

LIMA, E. Relações Internas e Conversa Estratégica nas Pequenas e Médias Empresas. Economia e Gestão – E & G, v. 9, p. 73-88, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 mar.2010. 2009.

LIMA, E.; RODRIGUES, L. C. Comment évolue l’entrepreneuriat dans l’éducation universitaire brésilienne? In: SCHMITT, C. (Ed.). Université et entrepreneuriat – une relation en quête de sens. Nancy: Presses Universitaires de Nancy, 2008. v. 2, p. 107-122.

LIMA, E. Stratégie de PME: de la perspective traditionnelle aux approches descriptives axées sur le processus. Cahier de recherche, n. 3. Chaire d’entrepreneuriat Rogers – J. A. Bombardier. Montréal: HEC Montréal, 2003. (Também disponível integralmente na internet: http://expertise.hec.ca/chaire_entrepreneuriat/category/publications/cahiers_de_recherche/).

LIMA, E. Visão Compartilhada, Equipe de Direção e Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas: Um Estudo Multi-Caso e Internacional. Revista de Negócios, v. 12, n. 4, p. 86-100, 2007.

LIMA, E. Visão Estratégica e Padrões Emergentes como Complementares na Pequena Empresa. Revista de Negócios, v. 5, n. 2, 2000.

LIMA, E. Vision partagée, équipe de direction et conversation stratégique dans les PME. In: FILION, L. J. (Org.). Management des PME – de la création à la croissance. Saint Laurent, Canadá: ERPI, 2007.

LIMA, E.; ZOSCHKE, A. C. K. Relações dos Dirigentes e Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas. RAI – Revista de Administração e Inovação, v. 4, p. 150-164, 2007. Disponível em: . Acesso em: 16 set.2008. 2007.

LYLES, M. A.; BAIRD, I. S.; ORRIS, J. B.; KURATKO, D. F. Formalized Planning in Small Business: Increasing Strategic Choices. Journal of Small Business Management, v. 31, n. 2, p. 38-50, 1993.

MAGALHÃES, A.; CANCELIER, E. L. P. L.; PAMPLONA, C. M. A. Posicionamento Competitivo na Pequena Empresa – Estudo de Caso de uma Confecção Catarinense. In: COSTA, B. K.; ALMEIDA, M. I. R. (Orgs.). Estratégia: Aplicações Setoriais e Estudos de Casos. São Paulo: Juruá, 2007. p. 121-142.

MARCHESNAY, M. Le management stratégique. In: JULIEN, P.-A. (Ed.). Les PME – bilan et perspectives. 2 ed. Cap-Rouge, Québec/Paris: Les Presses Inter Universitaires/Economica, 1997.

MARCHESNAY, M. Mintzberg on PME – à propos d’un récent ouvrage de Henry Mintzberg. Revue internationale PME, v. 4, n. 1, p. 131-138, 1991.

MARTIN, G.; STAINES, H. Managerial Competencies in Small Firms. Journal of Management Development, v. 13, n. 7, p. 23-34, 1994.

MASON, R. O.; MITROFF, I. Challenging Strategic Planning Assumptions: Theory, Cases and Techniques. New York: John Wiley and Sons, 1981.

MATTHEWS, C. H.; SCOTT, S. G. Uncertainty and Planning in Small and Entrepreneurial Firms: An Empirical Assessment. Journal of Small Business Management, v. 33, n. 4, p. 34-52, 1995.

MCCARTHY, B.; LEAVY, B. Phases in the Strategy Formation Process: An Exploratory Study of Irish SMEs. Irish Business Administration Review – IBAR, v. 21, n. 2, p. 55-80, 2000.

MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational Strategy, Structure and Process. New York: McGraw-Hill, 1978.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégia. São Paulo: Bookman, 1999.

MINTZBERG, H. Crafting Strategy. Harvard Business Review, v. 65, p. 66-76, July/Aug. 1987.

MINTZBERG, H. The Rise and Fall of Strategic Planning. New York: Free Press, 1993.

MINTZBERG, H.; WATERS, J. A. Of Strategies, Deliberate and Emergent. Strategic Management Journal, v. 6, p. 257-272, 1985.

MINTZBERG, H. What is Planning Anyway? Strategic Management Journal, v. 2, p. 319-324, 1981.

MOREIRA, E. S.; TAVARES, M.; CARVALHO, C. J. Adequação de Escalas Multiitens para Avaliar a Aplicação do Planejamento Estratégico em Micro e Pequenas Empresas. RAC-Eletrônica, v. 3, n. 1, p. 63-80, 2009. Disponível em: . Acesso em: 9 jul. 2009.

NAGEL, A. Strategic Formulation for the Smaller Firm - A Practical Approach. Long Range Planning, v. 14, n. 4, p. 115-120, 1981.

NONAKA, I. Creating Organizational Order Out Of Chaos: Self-Renewal in… California Management Review, v. 30, n. 3, p. 57-73, 1988.

OGUNMOKUN, G. O.; SHAW, R. N.; FITZROY, P. T. Determinants of Strategic Planning Behaviour in Small Business: An Exploratory Investigation of Small Business Organizations in Australia. International Journal of Management, v. 16, n. 2, p. 190-202, 1999.

ORPEN, C. The Effects of Long-Range Planning on Small Firm Performance: A Further Examination. Journal of Small Business Management, v. 23, n. 1, p. 16-23, 1985.

PADILHA, E.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Uma Análise da Heterogeneidade de Pequenas Empresas à Luz da Visão Baseada em Recursos (RBV): O Caso dos Serviços Profissionais de Engenharia. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

PATTERSON, R. Strategic Planning for Small Business. In: GARDNER, J. R.; RACHLIN, R.; SWEENEY, A. (Eds.). Handbook of Strategic Planning. New York: John Wiley, 1986. p. 242-252.

PAULINO, A. D.; BARBIERI, J. C.; FREITAS, M. C. A. A. J.; MORAIS, M. R. Organização e Estratégia: Tendências de Estudos no Cenário Nacional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais… Campinas: ANPAD, 2001.

PETTIGREW, A.; WHIPP, R. Managing Change for Competitive Sucess. Oxford: Basil Blackwell, 1991.

PORTER, M. E. Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors. New York: Free Press, 1980.

QUINN, J. B. Strategies for Change: Logical Incrementalism. Homewood: Irwin, 1980.

RANGONE, A. A Resource-Based Approach to Strategy Analysis in Small-Medium Sized Enterprises. Small Business Economics, v. 12, p. 233-248, 1999.

REICH, R. B. Entrepreneurship Reconsidered: The Team as Hero. Harvard Business Review, v. 65, n. 3, p. 77-83, 1987.

ROBBINS, S. R.; DUNCAN, R. B. The Role of the CEO and Top Management in the Creation and Implementation of Strategic Vision. In: HAMBRICK, D. C. (Ed.). The Executive Effect: Concepts and Methods for Studying Top Managers. London: Jai Press, 1988. p. 205-233.

ROBINSON JR, R. B. Forecasting and Small Business: A Study of the Strategic Planning Process. Journal of Small Business Management, v. 17, n. 3, p. 19-27, 1979.

ROBINSON, JR, R. B.; PEARCE, J. A. Research Thrusts in Small Firm Strategic Planning. Academy of Management Journal, v. 9, n. 1, p. 128-137, 1984.

ROBINSON JR, R. B. The Importance of “Outsiders’ in Small Firm Strategic Planning. Academy of Management Journal, v. 25, n. 1, p. 80-93, 1982.

ROMANEL, F. B.; TEIXEIRA, R. M. Estratégia Corporativa e de Produção: o Caso de uma Pequena Empresa. Revista Alcance – Eletrônica, v. 15, n. 3, p. 360-378, 2008. Disponível em: . Acesso em: 9 jul.2009. 2008.

ROSSETTO, C. R.; CANCELLIER, E. L. P. L.; ROMAN NETO, J.; HOFFMANN, V. E. Comportamento Estratégico em Pequenas e Médias Empresas – Um Estudo Multi-Casos em Pousadas na Lagoa da Conceição-Florianópolis-SC. Revista de Negócios, v. 11, n. 3, p. 93-108, 2006.

RUE, L. W.; IBRAHIM, N. A. The Relationship between Planning Sophistication and Performance in Small Business. Journal of Small Business Management, v. 36, n. 4, p. 24-32, 1998.

SAPORTA, B. Stratégie des petites et moyennes entreprises. Encyclopédie de Gestion. Paris: Éditions Economica, 1990. p. 2730-2754.

SAPORTA, B. Stratégies pour la P.M.E. Paris: Montchrestien, 1986.

SCHOLLHAMMER, H.; KURILOFF, A. H. Entrepreneurship and Small Business Management. New York: John Wiley, 1979.

SCHWENK, C. R.; SHRADER, C. B. Effects of Formal Strategic Planning on Financial Performance in Small Firms: A Meta-Analysis. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 17, n. 3, p. 53-64, 1993.

SENGE, P. M. The Fifth discipline: the Art and Practice of the Learning Organization. New York: Doubleday Currency, 1990.

SHUMAN, J. C.; SHOW, J. J.; SUSSMAN, G. Strategic Planning in Smaller Rapid Growth Companies. Long Range Planning, v. 18, n. 6, p. 48-53, 1985.

SILVESTRE, H.; GOUJET, R. Lisibilité de l’environnement, management stratégique: éléments de recherche sur les PMI. Revue Internationale PME, v. 9, n. 1, p. 61-78, 1996.

SIMON, H. A. Administrative Behavior. New York: MacMillan, 1957.

SNYDER, N. What is Planning Anyway: A Rejoinder. Strategic Management Journal, v. 3, p. 265-268, 1982.

SOUZA, J. H.; MACHADO, L. C.; OLIVEIRA, C. A. S. As Origens da Pequena Empresa no Brasil. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 1, n. 1, p. 53-65, 2007. Disponível em: . Acesso em: 9 jul.2009. 2007.

TERENCE, A. C. F.; ESCRIVÃO FILHO, E. Elaboração do Planejamento Estratégico: Estudo e Aplicação de um Roteiro em Pequenas Empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 1, n. 2, p. 34-50, 2007. Disponível em: . Acesso em: 9 jul.2009. 2007.

TIHULA, S.; HUOVINEN, H.; FINK, M. Entrepreneurial Teams vs Management Teams: Reasons for Team Formation in Small Firms. Management Research News, v. 32, n. 6, p. 555-566, 2009.

TIHULA, S.; HUOVINEN, H. Reasons and Situational Factors behind the Formation of Management Teams and Other Teams in Small Firms. In: FINK, M.; KRAUS, S. The Management of Small and Medium Enterprises. New York: Routledge, 2009. p. 176-190.

TORRÈS, O. Les PME. Paris: Flammarion, 1999. (Collection Dominos). (Também disponível integralmente na internet: ).

UCBASARAN, D.; WESTHEAD, P.; WRIGHT, M.; LOCKETT, A.; LEI, A. The Dynamics of Entrepreneurial Teams. In: ANNUAL BABSON ENTREPRENEURSHIP RESEARCH CONFERENCE, 21., 2001, Sweden. Proceedings... Sweden: BCERC, 2001.

VAN HOORNE, T. P. Strategic Planning in Small and Medium-Sized Companies. Long Range Planning, v. 12, n. 2, p. 84-91, 1979.

WELSH, J. A.; WHITE, J. F. A Small Business is Not a Little Big Business. Harvard Business Review, v. 59, n. 4, p. 18-32, 1981.

WHITTINGTON, R. Practice Perspectives on Strategy: Unifying and Developing a Field. Denver: Academy of Management Conference Proceedings, 2002.

WYER, P.; MASON, J. An Organisational Learning Perspective to Enhancing Understanding of People Management in Small Businesses. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, v. 4, n. 2, 1998.

WYER, P.; MASON, J.; THEODORAKOPOULOS, N. Small Business Development and the “Learning Organization”. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, v. 6, n. 4, p. 239-259, 2000.