Percepção dos Contadores Públicos do Estado de Santa Catarina em Relação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público Outros Idiomas

ID:
53202
Resumo:
O objetivo do estudo é analisar a relação entre a percepção dos contadores públicos sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSPs) e as características dos contadores e dos municípios do Estado de Santa Catarina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de levantamento e quantitativa que compreendeu os 295 contadores públicos dos municípios do Estado de Santa Catarina. A amostra foi obtida por meio da aplicação de questionário aos contadores públicos, totalizando 46 respondentes. Na análise dos dados aplicou-se estatística descritiva, Correlação de Spearman e ANACOR. Os resultados apontam que a maioria dos municípios investigados iniciou o processo de adoção das NBC TSPs em 2014, sendo que o nível de escolaridade (GRAESC), a responsabilidade pela escrita contábil (RESP) e o número de entidades sob responsabilidade do contador (ESCRIT) apresentaram-se associadas com a percepção dos contadores públicos sobre as mudanças na adoção das NBC TSPs, as quais podem facilitar bem como criar resistências ao processo de adoção das novas normas.
Citação ABNT:
MORÁSA, V. R.; KLANN, R. C. Percepção dos Contadores Públicos do Estado de Santa Catarina em Relação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público . Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 15, n. 36, p. 49-76, 2018.
Citação APA:
Morása, V. R., & Klann, R. C. (2018). Percepção dos Contadores Públicos do Estado de Santa Catarina em Relação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público . Revista Contemporânea de Contabilidade, 15(36), 49-76.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p49
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53202/percepcao-dos-contadores-publicos-do-estado-de-santa-catarina-em-relacao-as-normas-brasileiras-de-contabilidade-aplicadas-ao-setor-publico-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português