Análise da 'Value Relevance' da Demonstração do Valor Adicionado nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da BM&FBovespa Outros Idiomas

ID:
53272
Resumo:
O objetivo deste estudo foi identificar se o conteúdo informacional da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é relevante para os investidores. A amostra foi composta por empresas brasileiras pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) da BM&FBovespa, atual Brasil, Bolsa, Balcão (B3), no período de 2011 a 2015. Para o alcance do objetivo, foi utilizada a técnica de regressão linear múltipla. A amostra da pesquisa constituiu-se de 155 empresas e 714 observações. Os resultados apontam que a variável “valor adicionado líquido para distribuição”, ao nível de significância estatística de 5%, é relevante para o mercado acionário nos níveis diferenciados de governança corporativa, porém com baixo poder explicativo. Todavia, quando as variáveis de controle são adicionadas na regressão, observa-se que o lucro por ação apresenta mais poder explicativo em relação ao valor adicionado líquido. Esses resultados apontaram que o total de riqueza líquida obtida pela empresa (construída por ela e recebida em transferência por outras entidades) pode ser relevante para os usuários das informações contábeis, embora o lucro por ação tenha sido o indicador mais relevante. Evidenciou-se que, em linhas gerais, há preocupação quanto à divulgação da informação sobre a riqueza gerada pela entidade, sinalizando que o conteúdo da DVA conduz à maior transparência das entidades e, consequentemente, é capaz de influenciar as decisões dos investidores, mas tem baixo teor de coeficiente em relação às demais variáveis do estudo.
Citação ABNT:
SANTOS, A. A.; BOTINHA, R. A.; LEMES, S. Análise da 'Value Relevance' da Demonstração do Valor Adicionado nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da BM&FBovespa . Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 18, n. nd, p. 1-16, 2019.
Citação APA:
Santos, A. A., Botinha, R. A., & Lemes, S. (2019). Análise da 'Value Relevance' da Demonstração do Valor Adicionado nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da BM&FBovespa . Revista Catarinense da Ciência Contábil, 18(nd), 1-16.
DOI:
10.16930/2237-766220192697
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53272/analise-da--value-relevance--da-demonstracao-do-valor-adicionado-nos-niveis-diferenciados-de-governanca-corporativa-da-bm-fbovespa-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português