Maquiavelismo e sua Relação com Atividades Contraproducentes nos Estudantes de Ciências Contábeis

ID:
53302
Resumo:
OBJETIVO: Mensurar e classificar traços de personalidade maquiavelista com o propósito de associá-los a comportamento contraproducente em futuros profissionais da contabilidade. MÉTODO: A amostra do estudo foi composta de 137 estudantes matriculados em quatro Instituições de Ensino Superior: duas públicas, uma localizada no Estado de Minas Gerais e a outra no Espírito Santo, além de duas particulares, ambas localizadas no Estado de Minas Gerais. Em relação aos procedimentos de coleta de dados, foram aplicados questionários a estudantes que já têm ou já tiveram alguma experiência profissional. Os dados foram utilizados em uma análise descritiva e quantitativa, com o propósito de verificar se a presença de traços de personalidade maquiavelistas pode estar relacionada à probabilidade de esses estudantes apresentarem comportamentos contraproducentes no trabalho. RESULTADOS: O perfil maquiavelista pode estar associado a cálculo estratégico, liderança, desejo de status, manipulação amoral e desonestidade; já o perfil de uma pessoa contraproducente está relacionado com a infração a normas e princípios da organização na qual o infrator está inserido, em decorrência, por exemplo, de furtos, fraudes contábeis ou mesmo baixa produtividade. Os resultados apontam para a preponderância de um perfil maquiavelista moderado entre os futuros profissionais de contabilidade, porém, não há evidências empíricas nesta amostra que possam levar à conclusão de que o maquiavelismo esteja relacionado ao comportamento contraproducente. A maioria dos entrevistados se autodeclaram com perfil baixo de contraproducência organizacional e interpessoal e há uma forte associação entre essas duas variáveis. Os resultados ainda permitem inferir que o traço de maquiavelismo, em média, é mais evidente nos homens do que entre as mulheres. CONTRIBUIÇÃO: Entender que o perfil maquiavelista moderado não apresenta, necessariamente, comportamento contraproducente e contribui com a área de recursos humanos em seus processos seletivos e em avaliações periódicas.
Citação ABNT:
AVES, R. S.; COSTA, L. P. P. A.; NASCIMENTO, E. M.; CUNHA, J. V. A. Maquiavelismo e sua Relação com Atividades Contraproducentes nos Estudantes de Ciências Contábeis . Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 13, n. 1, p. 89-109, 2019.
Citação APA:
Aves, R. S., Costa, L. P. P. A., Nascimento, E. M., & Cunha, J. V. A. (2019). Maquiavelismo e sua Relação com Atividades Contraproducentes nos Estudantes de Ciências Contábeis . Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 13(1), 89-109.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17524/repec.v13i1.2135
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53302/maquiavelismo-e-sua-relacao-com-atividades-contraproducentes-nos-estudantes-de-ciencias-contabeis-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português