Motivadores da Internacionalização de Pequenas Empresas de Software: Um Estudo Multi Casos nos Contextos Brasileiro e Espanhol Outros Idiomas

ID:
53326
Resumo:
A indústria de software se caracteriza como uma indústria de intenso crescimento global, no qual as empresas têm se internacionalizado. Embora o setor seja dominado por pequenas empresas, a inserção internacional dessas empresas ainda é reduzida. O objetivo desta pesquisa foi conhecer os motivadores da internacionalização de pequenas empresas do setor de software. O método da pesquisa foi o estudo múltiplo de casos, realizado junto a cinco pequenas empresas de software em dois contextos, no Estado do Paraná, sul do Brasil e em Valencia, Espanha. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas do tipo abertas. A codificação foi realizada com o software NVivo , versão 11. Os dados foram categorizados e interpretados. As categorias resultaram nos motivadores de internacionalização: a) a competição; b) busca por novos mercados; c) colocação de produto inovador: d) oportunidade casual; e) crescimento; f) acesso a mercados internacionais para buscar recursos humanos. A contribuição teórica foi a de analisar a internacionalização de pequenas empresas em dois contextos, propiciando maior abrangência nas conclusões sobre motivadores de internacionalização. Como contribuição prática, os resultados da pesquisa podem ser úteis às empresas de software que desejam se internacionalizar, de modo a se espelharem nos motivadores mencionados pelas empresas nesta pesquisa.
Citação ABNT:
GAZQUEZ, A. H.; MACHADO, H. P. V. Motivadores da Internacionalização de Pequenas Empresas de Software: Um Estudo Multi Casos nos Contextos Brasileiro e Espanhol . Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 2, p. 261-280, 2019.
Citação APA:
Gazquez, A. H., & Machado, H. P. V. (2019). Motivadores da Internacionalização de Pequenas Empresas de Software: Um Estudo Multi Casos nos Contextos Brasileiro e Espanhol . Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 18(2), 261-280.
DOI:
10.21529/RECADM.2019011
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53326/motivadores-da-internacionalizacao-de-pequenas-empresas-de-software--um-estudo-multi-casos-nos-contextos-brasileiro-e-espanhol-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português