Judicialização da Saúde: A Visão dos Graduandos Ingressantes do Curso de Gestão de Serviços de Saúde Outros Idiomas

ID:
53329
Resumo:
A Constituição Federal de 1988 garante assistência à saúde universal e integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS); no entanto, a efetivação dessa assistência, muitas vezes, se dá pela interferência do judiciário. Objetivou-se neste estudo descrever o conhecimento dos alunos ingressantes do curso de graduação em gestão de serviços de saúde de uma universidade pública do estado de Minas Gerais a respeito da judicialização da saúde no Brasil. Foi aplicado um questionário estruturado envolvendo questões sociodemográficas, de formação acadêmica e de conhecimento sobre judicialização da saúde. Selecionaram-se alunos de primeiro e segundo períodos do curso de Gestão de Serviços de Saúde (n=62). A análise estatística dos dados englobou medidas de distribuição de frequência, de tendência central e de variabilidade. A maioria dos participantes era do sexo feminino (67,7%) com idade média de 28,7 (±10,2) anos, exercia atividade laboral (56,5%) e estava na primeira graduação (54,8/%). Do total da amostra, 82,2% consideraram a participação popular efetiva para defesa de direito à saúde da população; entretanto, também referiram a judicialização da saúde como necessária, sendo uma estratégia formal para essa efetivação. Nesse sentido, discussões aprofundadas a respeito do tema, enfatizando sua importância e alcance, devem perpassar pela formação acadêmica do gestor de serviços de saúde no intuito de reforçar o seu papel considerando o cenário de um sistema de saúde universal, com recursos escassos e aumento expressivo das demandas judiciais em saúde.
Citação ABNT:
ZEVALLOS, L. C. G.; ZOCRATTO, K. B. F. Judicialização da Saúde: A Visão dos Graduandos Ingressantes do Curso de Gestão de Serviços de Saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 8, n. 1, p. 13-25, 2019.
Citação APA:
Zevallos, L. C. G., & Zocratto, K. B. F. (2019). Judicialização da Saúde: A Visão dos Graduandos Ingressantes do Curso de Gestão de Serviços de Saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 8(1), 13-25.
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13675
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53329/judicializacao-da-saude--a-visao-dos-graduandos-ingressantes-do-curso-de-gestao-de-servicos-de-saude/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português