A Interdisciplinaridade na Gestão da Saúde e Educação: A Sensibilização dos Professores da Primeira Infância para o Daltonismo Outros Idiomas

ID:
53331
Resumo:
Esta pesquisa-intervenção parte dos seguintes questionamentos: “O que o professor de educação infantil entende por daltonismo?”, “Os docentes reconhecem a necessidade de formação continuada para a contextualização e reflexão das práticas pedagógicas inclusivas, a fim de atenderem crianças daltônicas?”, “É possível planejar um trabalho de rastreio e inclusão dessas crianças na educação infantil?”. O objetivo neste estudo foi sensibilizar os professores para que possam entender as dificuldades enfrentadas pela criança daltônica. O universo da pesquisa foi composto por um Centro de Educação Infantil (CEI), que atende crianças de zero a três anos e 11 meses, e uma Escola de Educação Infantil (Emei), que recebe crianças de quatro a cinco anos e 11 meses, ambas localizadas no município de São Paulo. Os sujeitos foram 22 professoras, 2 coordenadoras pedagógicas, 2 diretoras, 2 agentes de apoio e 2 auxiliares técnicos de educação (ATE). A metodologia utilizada foi a de cunho qualitativo, do tipo intervenção pautada na pesquisa-ação, e os instrumentos de coleta de dados foram: observação da vivência durante o uso dos brinquedos, depoimento escrito e entrevista. A pesquisa se fundamentou nos seguintes autores: Mantoan, Santos, Farina e Oliveira. Os resultados indicam que os profissionais de educação infantil participantes da pesquisa não têm clareza sobre o que é daltonismo, como se constitui geneticamente, quais dificuldades uma criança daltônica enfrenta dentro dos espaços escolares e como planejar um trabalho pedagógico inclusivo diante da presença de uma criança daltônica em sala.
Citação ABNT:
HENRIQUES, K. M. T. C.; VERCELLI, L. C. A. A Interdisciplinaridade na Gestão da Saúde e Educação: A Sensibilização dos Professores da Primeira Infância para o Daltonismo . Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 8, n. 1, p. 36-53, 2019.
Citação APA:
Henriques, K. M. T. C., & Vercelli, L. C. A. (2019). A Interdisciplinaridade na Gestão da Saúde e Educação: A Sensibilização dos Professores da Primeira Infância para o Daltonismo . Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 8(1), 36-53.
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13677
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53331/a-interdisciplinaridade-na-gestao-da-saude-e-educacao--a-sensibilizacao-dos-professores-da-primeira-infancia-para-o-daltonismo-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português