Gastos com Saúde e sua Relação com o Porte Populacional dos Municípios: Um Estudo em Pernambuco Outros Idiomas

ID:
53332
Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar a aplicação dos recursos públicos na saúde e qual a sua relação com o porte populacional dos municípios do Estado de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, analítica e retrospectiva, com a utilização de dados secundários referentes à série histórica de 2012 a 2017. Os dados foram coletados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde e na ferramenta Cidades@ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise estatística foi realizada utilizando o Programa Stata. Ao se verificarem as médias de gastos, observou-se que os anos de 2012 e 2016 foram os períodos que apresentaram os mais expressivos descumprimentos do percentual mínimo obrigatório de 15%. No que se refere à série histórica da média de aplicação dos recursos financeiros, verificou-se que em 2016 houve declínio de aplicação em todos os municípios. Constatou-se que os municípios de pequeno porte das mesorregiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão apresentaram as maiores médias percentuais, o que demonstra a dependência entre estes e os demais entes federados, portanto faz-se necessário o aprimoramento da gestão dos recursos financeiros.
Citação ABNT:
LORENA SOBRINHO, J. E.; ARRUDA, M. F. A.; ALBUQUERQUE, L. F. L.; MONTARROYOS, U. R. Gastos com Saúde e sua Relação com o Porte Populacional dos Municípios: Um Estudo em Pernambuco. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 8, n. 1, p. 54-64, 2019.
Citação APA:
Lorena Sobrinho, J. E., Arruda, M. F. A., Albuquerque, L. F. L., & Montarroyos, U. R. (2019). Gastos com Saúde e sua Relação com o Porte Populacional dos Municípios: Um Estudo em Pernambuco. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 8(1), 54-64.
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13678
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53332/gastos-com-saude-e-sua-relacao-com-o-porte-populacional-dos-municipios--um-estudo-em-pernambuco/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português