Quais Eventos Corporativos Influenciam os Retornos das Ações? Um Estudo Baseado em Bootstrap Outros Idiomas

ID:
53354
Resumo:
O objetivo deste trabalho é verificar o impacto que determinados eventos corporativos causam no retorno das ações de empresas brasileiras, principalmente os relativos a divulgação de: a) grupamentos de ações; b) desdobramento de ações; c) distribuição de proventos (dividendos e JCP); e d) alterações de ratings de crédito. Diferente dos estudos anteriores desenvolvidos no Brasil sobre o tema, o presente trabalho utiliza estudos de eventos baseado em Bootstrap, cujo principal benefício é o ajuste para pequenas amostras, como é o caso dos eventos coletados de alterações de ratings (com 274 observações), grupamentos (com 479 observações) e desdobramentos (com 306 observações), em comparação ao número de eventos de divulgações de dividendos e JCP (com 10.258 observações). O período mínimo de análise foi de dez anos, ou seja, de janeiro de 2006 a dezembro de 2015 e os resultados indicaram que as distribuições de dividendos e JCP influenciaram o mercado positivamente, já que o retorno anormal médio das ações foi de 0,70% no dia do evento. Os desdobramentos de ações também foram capazes de influenciar o mercado, já que no dia do evento o retorno médio anormal das ações foi de 1,96%. Por sua vez, os grupamentos de ações não apresentaram retornos anormais estatisticamente significantes, mas pôde-se inferir graficamente que o retorno das ações em torno deste evento segue uma tendência de baixa.
Citação ABNT:
ANTÔNIO, R. M.; STICCA, R. M.; AMBROZINI, M. A. Quais Eventos Corporativos Influenciam os Retornos das Ações? Um Estudo Baseado em Bootstrap. Revista Universo Contábil, v. 14, n. 3, p. 28-45, 2018.
Citação APA:
Antônio, R. M., Sticca, R. M., & Ambrozini, M. A. (2018). Quais Eventos Corporativos Influenciam os Retornos das Ações? Um Estudo Baseado em Bootstrap. Revista Universo Contábil, 14(3), 28-45.
DOI:
10.4270/ruc.2018318
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53354/quais-eventos-corporativos-influenciam-os-retornos-das-acoes--um-estudo-baseado-em-bootstrap/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português