A Opinião de Especialistas sobre as Variáveis Relacionadas ao Risco de Fraude Contábil no Setor Bancário Brasileiro Outros Idiomas

ID:
53356
Resumo:
A maioria dos casos divulgados no Brasil sobre fraudes contábeis está associada às instituições financeiras bancárias. Contudo, não existe um consenso sobre quais variáveis contábeis e não contábeis possuem relação com os antecedentes e características do risco de fraudes contábeis em bancos, cujo setor, geralmente, é excluído quando da análise de diversos setores em conjunto. Assim, este estudo tem como objetivo investigar a opinião de especialistas (professores, analistas financeiros e auditores) sobre quais dessas variáveis podem estar associadas ao risco de fraudes contábeis em instituições financeiras bancárias. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a técnica Delphi com a aplicação de questionários a 21 especialistas. Pode-se inferir, após as análises dos resultados, que, na visão dos especialistas, a existência de poucos mecanismos de controle da fraude, a fraca governança corporativa, a não existência de um comitê de auditoria, a existência de muitas transações entre organizações de um mesmo grupo empresarial, a baixa proporção de diretores externos no conselho de administração, a existência de planos de ações e bonificações para os gestores, a existência de um ambiente de alta pressão por desempenho, a influência do ambiente econômico e a existência de infrações contábeis na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estão mais relacionadas ao risco de fraude contábil em bancos do que a natureza das contas contábeis e os indicadores econômico-financeiros. Espera-se que os resultados da pesquisa possam auxiliar aos diversos usuários das demonstrações contábeis no desenvolvimento de uma avaliação crítica quanto ao risco de relatórios financeiros de bancos.
Citação ABNT:
BORGES, S. R. P.; ANDRADE, M. E. M. C. A Opinião de Especialistas sobre as Variáveis Relacionadas ao Risco de Fraude Contábil no Setor Bancário Brasileiro . Revista Universo Contábil, v. 14, n. 3, p. 66-88, 2018.
Citação APA:
Borges, S. R. P., & Andrade, M. E. M. C. (2018). A Opinião de Especialistas sobre as Variáveis Relacionadas ao Risco de Fraude Contábil no Setor Bancário Brasileiro . Revista Universo Contábil, 14(3), 66-88.
DOI:
10.4270/ruc.2018320
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53356/a-opiniao-de-especialistas-sobre-as-variaveis-relacionadas-ao-risco-de-fraude-contabil-no-setor-bancario-brasileiro-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português