Análise entre os Gastos do Governo Local e o Crescimento Econômico das Cidades Portuárias Outros Idiomas

ID:
53404
Resumo:
O estudo investigou a relação existente entre as variáveis que compõem os gastos públicos e o crescimento econômico das cidades portuárias brasileiras. A estratégia de pesquisa usada para atender ao objetivo estabelecido foi a análise de dados secundários. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa se enquadrou como quantitativa, em que a amostra foi intencional e não probabilística, compreendendo 32 cidades portuárias brasileiras. A dimensão temporal aplicada à pesquisa foi em um recorte transversal, compreendendo os Gastos Públicos per capita de 2013 e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 2015. Com a finalidade de analisar a regressão, foi utilizado o software estatístico Gretl, e a partir dos aspectos avaliados, constatou-se que os gastos com saúde e investimentos possuem relação direta com o PIB per capita das cidades portuárias. Dessa forma, conclui-se que os gastos observados no estudo influenciaram o crescimento econômico, analisados por meio da variável PIB per capita das cidades portuárias elencadas para o presente trabalho. Por fim, em observação aos resultados do modelo analisado, concluiu-se que os gastos públicos possuem um alto poder de explicação, haja vista que 76,8% do PIB per capita das cidades portuárias é explicado pelas variáveis dos gastos públicos investigados.
Citação ABNT:
SILVA, C. A.; AMARAL, B. G.; ANZILAGO, M.; LUNKES, R. J. Análise entre os Gastos do Governo Local e o Crescimento Econômico das Cidades Portuárias. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 18, n. 1, p. 177-200, 2019.
Citação APA:
Silva, C. A., Amaral, B. G., Anzilago, M., & Lunkes, R. J. (2019). Análise entre os Gastos do Governo Local e o Crescimento Econômico das Cidades Portuárias. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 18(1), 177-200.
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.19085
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53404/analise-entre-os-gastos-do-governo-local-e-o-crescimento-economico-das-cidades-portuarias/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português