Inovação e Patentes: Análise Longitudinal dos Indicadores do Estado de Minas Gerais Outros Idiomas

ID:
53412
Resumo:
A busca por inovação e sustentabilidade da competitividade é constante no cenário empresarial. Neste contexto, quais são os indicadores de inovação relacionados à geração de patentes? Este estudo de natureza descritiva objetivou compreender o movimento de geração de patentes do terceiro maior estado economicamente do Brasil: Minas Gerais. A partir de pesquisa documental e tecnométrica, descrever as patentes geradas no estado brasileiro utilizando os registros de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no período de 2010 a 2017, e informações de revistas especializadas de ampla circulação com foco empresarial (Pequenas empresas Grandes Negócios, Você S/A, Revista Info e Revista Exame). Os resultados da presente pesquisa indicaram as patentes depositadas e concedidas em Minas Gerais. A partir da análise do número de patentes gerada pode-se indicar que as políticas de proteção intelectual e fomento a inovação ainda são incipientes, no período analisado, indicaram avanços. O estudo também mostrou que o tempo de espera pela concessão de patentes ainda pode ser considerado fator limitador para inventores e pesquisadores, pois as patentes concedidas demoraram em média 3 anos e as depositadas aguardando concessão, em alguns casos, somam-se 5 anos de espera. Apesar de se tratar de estudo em período específico, não esgota o tema e pode-se sugerir novos estudos comparativos são necessários para analisar a evolução das políticas de inovação do Brasil e compará-los com outros países com mesma possibilidade de investimento.
Citação ABNT:
FALCE, J. L.; MUYLDER, C. F.; SILVA, L. O. F.; MOURÃO, L. P. Inovação e Patentes: Análise Longitudinal dos Indicadores do Estado de Minas Gerais . Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 6, n. 3, p. 52-77, 2019.
Citação APA:
Falce, J. L., Muylder, C. F., Silva, L. O. F., & Mourão, L. P. (2019). Inovação e Patentes: Análise Longitudinal dos Indicadores do Estado de Minas Gerais . Revista Brasileira de Gestão e Inovação, 6(3), 52-77.
DOI:
10.18226/23190639.v6n3.03
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53412/inovacao-e-patentes--analise-longitudinal-dos-indicadores-do-estado-de-minas-gerais--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português