A Cocriação na Perspectiva dos Consumidores: Um Estudo Exploratório do Caso Natura Outros Idiomas

ID:
53413
Resumo:
Este artigo, de natureza exploratória, tem como intuito discutir a cocriação como estratégia de inovação de produto. Enquanto prática que permite a participação e a influência dos consumidores na inovação, a cocriação se configura como uma maneira de desempenhar a função de marketing de forma mais assertiva. O objetivo deste artigo é compreender como o processo de cocriação acontece na prática, a partir das percepções de consumidores. Para isso, após identificar os principais aportes teóricos da temática, buscou-se entrevistar sujeitos que já participaram de processos cocriativos – especificamente do projeto Cocriando Natura. Por meio da análise do conteúdo de nove entrevistas em profundidade, identificaram-se as motivações dos consumidores para participar do projeto e a forma como eles percebem os rumos do mesmo, a adequação do formato das jornadas, os benefícios para as partes envolvidas e a efetiva atenção que a empresa dá às ideias dos cocriadores. Os principais resultados encontrados indicam que o projeto conta com a participação de cocriadores fidelizados – isto é, que têm um envolvimento recorrente nas jornadas de cocriação – e que os benefícios percebidos pelos consumidores são mais em termos de relacionamento do que com relação à inovação de produto. A partir dos resultados, derivam quatro recomendações gerenciais para empresas que desejam aplicar a cocriação como um propulsor da inovação: (1) avaliar atentamente o perfil dos cocriadores; (2) garantir um ambiente propício de cocriação; (3) esclarecer os objetivos e os resultados do processo para os participantes; e (4) aproveitá-la enquanto diferencial do produto/serviço cocriado.
Citação ABNT:
ALMEIDA, A. C. L.; SLONGO, L. A. A Cocriação na Perspectiva dos Consumidores: Um Estudo Exploratório do Caso Natura . Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 6, n. 3, p. 78-100, 2019.
Citação APA:
Almeida, A. C. L., & Slongo, L. A. (2019). A Cocriação na Perspectiva dos Consumidores: Um Estudo Exploratório do Caso Natura . Revista Brasileira de Gestão e Inovação, 6(3), 78-100.
DOI:
10.18226/23190639.v6n3.04
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53413/a-cocriacao-na-perspectiva-dos-consumidores--um-estudo-exploratorio-do-caso-natura-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português