Gerenciamento de Resultados e Nível dos 'Accruals' Discricionários Trimestrais no Mercado Acionário Brasileiro

ID:
53423
Resumo:
Este estudo tem por objetivo investigar o comportamento do nível de gerenciamento de resultados trimestrais das companhias abertas brasileiras. Para isso, selecionou-se uma amostra de 107 empresas listadas na B3 S/A Brasil Bolsa Balcão e estimaram-se os accruals discricionários trimestrais entre 2012 e 2017 através do modelo Paulo (2007) como proxy para o gerenciamento de resultados contábeis. Em seguida, utilizou-se uma segunda regressão com os accruals discricionários trimestrais e variáveis dummies representativas de cada trimestre. Os resultados indicam que, em média, a magnitude dos accruals discricionários são maiores no quarto e último trimestre do ano, bem como o nível de accruals anormais no primeiro trimestre se mostrou significantemente diferente dos segundo e terceiro trimestre, devido à reversão dos accruals do quarto trimestre do exercício anterior. Esses achados sugerem que os gestores ajustam mais fortemente o reporte do desempenho das firmas ao final do exercício, pois tornase a última oportunidade para utilizarem a discricionariedade sobre os números contábeis com a intenção de atingir metas e expectativas de resultados anuais.
Citação ABNT:
RODRIGUES, R. M. R. C.; MELO, C. L. L.; PAULO, E. Gerenciamento de Resultados e Nível dos 'Accruals' Discricionários Trimestrais no Mercado Acionário Brasileiro . Brazilian Business Review, v. 16, n. 3, p. 297-314, 2019.
Citação APA:
Rodrigues, R. M. R. C., Melo, C. L. L., & Paulo, E. (2019). Gerenciamento de Resultados e Nível dos 'Accruals' Discricionários Trimestrais no Mercado Acionário Brasileiro . Brazilian Business Review, 16(3), 297-314.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2019.16.3.6
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53423/gerenciamento-de-resultados-e-nivel-dos--accruals--discricionarios-trimestrais-no-mercado-acionario-brasileiro-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português