Título Inglês:
The city image in the political representation scenery
Resumo:
Com a introdução de um novo perfil de liderança na capital paranaense, busca-se identificar, a partir da análise das imagens da cidade de Curitiba, produzidas na mídia antes e durante as eleições municipais de 2004, como esse elemento contribuiu para o resultado daquela competição eleitoral, uma vez que é considerado importante na construção do cenário de representação da política daquele momento. O estudo mostra que o cenário construído na mídia favorecia uma mudança do perfil tecnocrático dos urbanistas, que exerciam a hegemonia na cidade desde a década de 1970, o que acabou favorecendo o candidato eleito à prefeitura, cujo perfil era o que melhor se adaptava àquele cenário.
Resumo Inglês:
Facing the introduction of a new leadership profile of Curitiba-PR, in this article, it is identified, from analysis of Curitiba city images produced on media before and after the city elections of 2004, how this element contributed to the result of that electoral competition, considering that an important element on the development of the politic representation scenery at that moment. The analysis shows that the image built on media promoted a change in the technocratic profile of the urbanists that exercised the hegemony in the city since the 1970’s and benefited the elected candidate, which profile was the best to be adapted to that image.
Citação ABNT:
PENDIUK, F.A imagem da cidade no cenário de representação da política. Revista Brasileira de Marketing, v. 7, n. 1, p. 23-30, 2008.
Citação APA:
Pendiuk, F.(2008). A imagem da cidade no cenário de representação da política. Revista Brasileira de Marketing, 7(1), 23-30.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5343/a-imagem-da-cidade-no-cenario-de-representacao-da-politica/i/pt-br